15 outubro, 2007

Otis Spann

Otis Spann nasceu no dia 21 de março de 1930 em Jackson, no Mississippi. Ele é considerado um dos maiores pianistas do blues pós-guerra.
Seu interesse pelo piano começou aos oito anos de idade, quando viu a apresentação de um pianista local chamado Friday Ford. Aos quatorze anos ele já tocava em bares, tavernas e juke joints na região de Jackson.
Quando sua mãe morreu, em 1947, ele foi mandado para Chicago para ficar com seus parentes. Em Chicago, ele finalmente conheceu seu ídolo: Big Maceo Merriweather, que aceitou o jovem Spann como seu prodígio. Pouco tempo depois de conhecer Big Maceo, em 1952, ele teve a grande oportunidade de sua vida: substituir seu mentor na banda de Muddy Waters. E ele realizou sua primeira gravação com a Muddy Waters Band no dia 24 de setembro de 1953.
Otis Spann participou de inúmeras gravações de Muddy Waters, além de figurar ainda como pianista oficial da Chess Records, tendo participado da gravação de discos de Bo Diddley, Sonny Boy Williamson, Little Walter, Howlin' Wolf e Jimmy Rogers.
Em 1960, Spann lançou seu primeiro disco solo, intitulado "Otis Spann Is The Blues", com Robert Jr. Lockwood na guitarra.
Antes de sua morte, em 1970, ele fez diversas e significativas gravações para várias gravadoras como Storyville, Decca e Prestige. Ele ainda gravou com a banda Fleetwood Mac o disco "The Biggest Thing Since Colossus", sendo este o último grande trabalho de Spann.
Entretanto, conforme seu trabalho ia ganhando reconhecimento, sua saúde ficava cada vez mais debilitada. Ele morreu no dia 24 de abril de 1970, vítima de câncer, no Cook County Hospital em Chicago.
Uma amostra de seu reconhecimento foi no Ann Arbor Blues and Jazz Festival, em 1972, onde Muddy Waters se apresentou. Na ocasião, Lucille, a esposa de Spann, recebeu uma placa homenageando Spann, se referindo a ele como um gênio do blues.


Para download:

*Senha para todos os discos:
360grauss.blogspot.com


Otis Spann - Walking The Blues























Otis Spann - This is the Blues























Otis Spann & Fleetwood Mac - The Biggest Thing Since Colossus























Otis Spann- Cold Feeling Blues


Otis Spann toca e canta acompanhado da Muddy Waters Band. Ele faz um solo bastante enérgico no piano. Vídeo gravado em 1968.

Otis Spann - Blues Don`t Love Nobody

Aqui Spann toca acompanhado do grande baixista Willie Dixon. Vídeo gravado no Canadá.

Nenhum comentário: