26 janeiro, 2007

John Lee Hooker

John Lee Hooker, nascido em 22 de agosto de 1917, em Clarksdale, no Mississippi (como não podia deixar de ser) foi um dos maiores músicos de blues de todos os tempos, famoso por seu blues estilo "boogie" e seu modo de cantar falado. Foi o décimo primeiro filho de uma família de agricultores e cresceu ouvindo músicas religiosas, por influência da família.
Em 1921 seus pais se divorciaram e sua mãe se casou novamente com William Moore, que era um cantor de blues e foi quem lhe ensinou as primeiras noções de como tocar.
Will Moore tocava às vezes com Charley Patton quando ele se apresentava nas redondezas de Clarksdale. Blind Lemom Jefferson e Blind Blacke sempre visitavam Moore para fazerem um som e essa experiência foi significativa para o blues entrar de vez na vida do jovem Hooker.
John Lee Hooker seguiu os passos de seu padastro e começou a tocar em festivais pelo país.
Em 1943 se mudou para Michigan, em Detroit, onde trabalhou numa fábrica de automóveis para se sustentar. Mesmo assim era um freqüentador assíduo da Hasting Street, o coração da música e da cultura negra na zona leste de Detroit. Uma vez ali, Hooker deu vida à sua vocação de músico de blues, com seu estilo rural de falar, muitas vezes errado, cru e elegante ao mesmo tempo, cadenciado por um inconfundível vocal boogie-riff.
Sua carreira começou de verdade em 1948 quando alcançou o sucesso com seu compacto "Boogie Chillen". Como os estúdios na década de 50 sempre pagavam pouco aos artistas negros, Hooker ia de estúdio em estúdio, sempre propondo novas músicas ou variações de alguma já existente. E como esses estúdios não aceitavam ter o mesmo artista, ele usava diferentes nomes, como John Lee Booker, Johnny Hooker ou John Cooker. Suas primeiras gravações foram feitas sob a supervisão de Bernie Besman. John Lee Hooker tocou com um estilo totalmente livre e improvisado, e muito raramente mantinha um ritmo padrão: as mudanças de tempo eram quase que uma regra.
Somente nos anos 60 veio a sua consagração com o grande público, impulsionada principalmente pela turnê feita através da Grã Bretanha em 1963, onde ele se apresentou junto com vários grupos de rock de lá. Em 1980 ele fez uma aparição e cantou no filme musical "Blues Brothers". Outro destaque de sua carreira aconteceu em 1989, quando se juntou à diversos astros convidados, incluindo Keith Richards e Carlos Santana, para a gravação do álbum "The Healer", que acabaria ganhando um Grammy.
Em 2001 teve alguns problemas de doença antes de uma turnê européia e morreu logo em seguida, aos 83 anos de idade. Hooker gravou mais de 100 álbuns e viveu os últimos anos de sua vida em São Francisco, onde era dono de um clube noturno chamado "Boom Boom Room", nome este inspirado em um de seus maiores sucessos.

Fonte: Wikipédia







Para download:








































































Password: bluestown.blogspot.com
























Password: bluestown.blogspot.com

























Password: 360grauss.blogspot.com



John Lee Hooker: Boom boom
Clássico maior de Hooker. Essa música está sempre presente no repertório da banda Sun Walk & The Dog Brothers, daqui de Ribeirão Preto. Totalmente excelente!


John Lee Hooker - Hobo Blues
Clipe tirado do American Folk Blues Festival. Muito boa essa música também, e o melhor é que está legendada.



John Lee Hooker & Santana - The Healer
Clipe bem no estilão da MTV, coisa que na minha opinião não combina nada com blues. Apesar dessa música ter ganhado um Grammy, eu não gosto muito. Mas fica o registro.



John Lee Hooker - Maudie
Esse sim é o verdadeiro blues. Clipe de 1960, no Newport Jazz Festival. Reparem na platéia, sentada confortavelmente em cadeiras de praia, tomando sol e ouvindo os maiores artistas de blues da história. Povo de sorte...



John Lee Hooker - One bourbon, one scotch, one beer
Mais um clipe ao estilo MTV, mas dessa vez a música vale a pena. Esse foi um dos últimos clipes de Hooker.

2 comentários:

Anônimo disse...

Posto este comentário aqui visto este ser um dos grandes nomes dos blues que eu mais admiro...

Parabéns pelo teu blog... vou ser padrinho de uma casamento, onde a temática irá ser "os blues"... ;)

fui buscar imensa informaçõ ao teu site, mas também aprendi bastante...

da facto, e por mais que muita gente opine o contrário, a internet tem imensos recursos de qualidade!!!

parabéns, e continuem o bom trabalho!!

João silva, Porto

Little Thin Jones disse...

Obrigado João. Me sinto plenamente satisfeito com seu comentário.
É esse tipo de comentário que me faz querer fazer um blog cada vez melhor.

Obrigado novamente.

Little Thin Jones.