Samuel Hopkins nasceu na pequena fazenda de sua família, em Centerville, Texas, em 1912. Apesar da vida interiorana o pequeno Sam teve o prazer de assistir Blind Lemmon Jefferson, o maior cantor de blues da época, com apenas 10 anos de idade. Ao perceber que o garoto havia ficado impressionado com sua performance, Jefferson disse para ele: "If you wanna play it, you gotta play it right boy" (se você quiser tocar, precisa tocar direito garoto). Foi o dia em que Sam descobriu sua vocação. Pelo menos é essa história que Sam Lightnin´ Hopkins gosta de contar sobre o início de sua fantástica carreira. Depois ele veio a trabalhar durante um tempo como guia de Blind Lemom. Ele começou tocando com seus irmãos, os músicos de blues John Henry e Joel. Já no meio da década de 20 ele começou a pegar carona em trens, jogar dados e a tocar seus blues, onde quer que estivesse.
Na sua adolescência, Hopkins começou a trabalhar com outro grande cantor: Texas Alexander. Na metade da década de 30 ele ficou preso na "Houston Contry Prision Farm", mas depois de solto ele retornou ao circuito do blues. Em 1946 ele entrou pela primeira vez em estúdio, para gravar pela Aladdin Records. No estúdio havia um pianista chamado Wilson Thunder (trovão) Smith, que foi quem batizou Sam Hopkins como Lightnin (raio). Esse álbum foi descrito como "downbeat solo blues", característica do estilo de Hopkins.
Ele gravou vários disco entre 1946 e 1954, mas eles só fizeram sucesso entre a comunidade negra. Isso até 1959, quando Hopkins começou a trabalhar com o lendário produtor Sam Chambers, que fez sua música chegar até o público branco.
No início da décade de 60 ele tocou no Carnegie Hall e em 1964 saiu em turnê com o American Folk Blues Festival. No fim dos anos 60 ele abriu para várias bandas de rock, como Grateful Dead e Jefferson Airplane. Durante os anos 70 ele fez turnê pela Europa, chegando a tocar para a Rainha Elizabeth II. Em 72 ele trabalhou na trilha sonora do filme "Sounder" e também foi o centro de um documentário chamado "The Blues According to Lightnin' Hopkins", vencedor de um prêmio no Chicago Film Festival.
Seus maiores sucesso são "Short Haired Women / Big Mama Jump!" (1947); "Shotgun Blues" ficou em 5º lugar na Billboard em 1950;"Penitentiary Blues" (1959) e "Mojo Hand" (1960).
Lightnin Hopkins morreu de câncer no esôfago no dia 30 de janeiro de 1982. Em seu enterro estiveram mais de 4000 pessoas, incluindo fãs e outros artistas. Sua influência ainda foi sentida por muitos anos pelo mundo da música.
Fonte: The Handbook of Texas
Para download:
*Discos pegos no blog Telhados do Mundo.
6 comentários:
Tá off
Já foi atualizado e turbinado.
Grato!
Piadinha de mau gosto:
"Ao ver que o garoto havia ficado impressionado com sua performance, Jefferson virou para ele e disse(...)". Acho que o Blind Lemon não viu que o garoto tinha ficado impressionado...!!! Sem graça...
Lightnin' Hopkins es el mas grande gracias por los discos
ae cara,não é por estar reclamando mais os discos do Lightnin' hopkins estão off de novo,tem como passar pelo lix.in e deixar upado,valeu
Desculpe Rodrigo. É que são muitos discos e somente direciono links de outros blog. Então pra controlar fica muito complicado. Vou tentar encontrar novos discos pra postar.
Obrigado.
Postar um comentário