Otis Rush nasceu em 29 de abril de 1935 em Philadelphia, Mississippi e começou a tocar aos oito anos de idade. Em 1949 foi para Chicago visitar sua irmã Elizabeth. Foi quando conheceu Muddy Waters e sua banda, com Little Walter e Jimmy Rogers no Zanzibar. Nesse momento ele decidiu o que queria: comprou uma guitarra Kay e começou a praticar. Já em 1953 o proprietário de Club Alibi escutou Rush e o convidou para tocar. Ele então formou uma banda e abandonou seu trabalho. O impacto no cenário local foi imediato. Seu estilo de tocar blues logo conquistou vários fãs. Até Muddy Waters se tornou seu admirador.
Entre 1956 e 59 ele gravou para o selo Cobra alguns de seus maiores hits, como "All Your Love (I Miss Lovin)" e "I Can't Quit You Baby", de Willie Dixon. Sua gravação mais famosa é provavelmente "Double Trouble" de 1957. Já sob a produção de Willie Dixon, Rush realizou gravações no lado oeste de Chicago com uma banda que tinha Ike Turner na guitarra, Big Walter Horton e Little Walter nas harmônicas e Little Brown Montgomery no piano. Depois do fechamento da Cobra Records, ele foi para a Chess Records com Dixon onde lançou outro grande clássico: "So Many Roads, So Many Trains".
Quando o rock derivado do blues dominou a cena musical no começo dos anos 70 Otis Rush saiu em turnê mundial e retornou em 1971 para gravar a pérola "Right Place, Wrong Time" pela Capitol Records. Inexplicavelmente o álbum permaneceu arquivado por cinco anos, sendo lançado posteriormente pelo pequeno selo Bullfrog, que fez Rush alavancar novamente.
Finalmente em 1994 a carreira de Rush volta a tomar a direção correta. "Ain't Enough Comin' In", seu primeiro álbum de estúdio em 16 anos, produzido por John Porter, da Mercury Records, alcançou o topo das listas dos críticos de blues. Em 1998 ele gravou "Any Place I'm Going", produzido pelo lendário produtor de Memphis, Willie Mitchell, álbum vencedor do Grammy.
Passados algum tempo, Otis Rush fez participações em álbuns de Peter Green e John Mayall e contribuiu com músicas para álbuns de tributos a Eric Clapton, Led Zeppelin e Bo Diddley.
Dois lançamentos recentes resgatam a época de ouro desse grande bluesmen: "All Your Love I Miss Lovin - Live At The Wise Fools Pub", Chicago, gravado em 1976 e o CD/DVD "Otis Rush and Friends - Live At Montreaux 1986", com participações de Eric Clapton e Luther Allison.
Full Álbum:
Otis Rush - Door to Door (With Albert King) (1990)
Password: 360grauss.blogspot.com
Otis Rush - All Your Love (I Miss Loving)
Essa música é a melhor dele, na minha opinião. Daquelas músicas que te leva pra outra dimensão. Não gostei da interpretação dele nesse show. Parece que ele não estava com vontade de tocar. O chapéu de caubói com aquela logo de NY é brega no extremo.
Otis Rush - Double Trouble
Música que deu nome à banda de SRV. É um "slow blues" bem legal. Ele é canhoto mas só inverte a guitarra, deixando as cordas na posição original, o que pra mim é bem estranho, pois ele faz os solos nas cordas de cima.
Otis Rush - I can't quit you baby
Essa música fez muito sucesso com o Led Zeppelin. Muita gente até pensava que eles eram os compositores. Mas é mais uma grande composição de Willie Dixon. Aqui ele ainda não tinha adotado o seu chapéu de caubói. Mas a potência na voz ele já tinha.
Otis Rush - Will My Woman Be Home Tonight
Música instrumental, muito bem tocada. Apesar de achar que ele ainda estava com preguiça.
26 fevereiro, 2007
Otis Rush
Postado por Little Thin Jones às 10:04 AM
Marcadores: Biografias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
What is the password for Otis_Rush-Door_to_Door_With_Albert_King(1990).zip?
Sorry.
The pass is:
360grauss.blogspot.com
Thanks. Merci. Grazias. Mucho good musica!
Postar um comentário