Willian James Dixon, nascido em 1º de julho de 1915 pode não ter o rosto ou a voz tão conhecidos pra você, mas com certeza, se você gosta de blues, já ouviu alguma música dele. Ele pode ser considerado (e na minha opinião ele deve) o maior compositor de blues que já pisou nessa terra. Duvida? Termine de ler a história dele, e tire suas próprias conclusões.
Dixon nasceu na cidade de Vicksburg no Mississippi e aos 11 anos de idade já cantava num grupo gospel chamado "The Union Jubilee Singers". Em 1929 se mudou pra Chicago onde ganhava a vida como lutador de boxe. E fazia isso tão bem que chegou a ganhar o título "Luvas de Ouro" dos peso-pesados amadores. Em 1939 ele ficou 10 meses preso depois de se recusar a servir o exército para a Segunda Guerra Mundial. Quando saiu se juntou ao seu tutor de baixo, Baby Doo Caston e formaram o "The Big Three Trio", que chegou a gravar pela Columbia Records. Porém logo em seguida ele assinou com a Chess Records como artista, mas a partir de 1951 começou a acumular funções dentro da gravadora, como músico, compositor, arranjador, produtor e caça-talentos.
O som de seu baixo dobro pode ser ouvido nas primeiras gravações de Chuck Berry mostrando sua participação na transição entre o blues e o rock n' roll. Mas Dixon se destaca mesmo quando o assunto é compôr. São deles algumas das principais músicas de blues. Só pra citar algumas: "Hoochie Coochie Man" (sim, é dele!) foi gravada por Muddy Waters, Shadows of Knight, The Nashville Teens, The Allman Brothers Band, Alexis Korner, Steppenwolf, Motörhead, Eric Clapton e Jimi Hendrix. Quer outra? "Little Red Rooster" famosa na voz de Howlin' Wolf também foi gravada por Sam Cooke, The Rolling Stones, The Yardbirds, Grateful Dead, The Doors, Luther Allison, The Jesus and Mary Chain e Big Mama Thornton. Temos também "Spoonful" – Howlin' Wolf, Muddy Waters, Bo Diddley, Shadows of Knight, Paul Butterfield, Cream, Canned Heat, Grateful Dead, Ten Years After, Willie King & the Liberators e The Who. Poderia fazer um post gigante só com composições dele, mas ficaria muito chato de ler. Entre na página dele na Wikipédia e veja a incrível listagem. E só pra citar, a música "Whole Lotta Love" do Led Zeppelin foi um plágio da música "You Need Love" de Dixon, que conseguiu receber seus direitos autorais na justiça. Isso mesmo. Willie Dixon processou o Led Zeppelin por plágio e ganhou a causa.
Na década de 80 Dixon era um dos poucos bluesmen da época de ouro ainda vivo. Ele criou a Blues Heaven Foundation para prestar assistência jurídica para outros bluesmen menos conhecidos, que tinham problemas principalmente em receber seus direitos autorais. Em 1988, se torna o primeiro bluesman a ser contemplado com um box set, lançado pela MCA, o "Willie Dixon: The Chess Box". Ainda nos anos 80 teve vários problemas de saúde decorrentes da diabetes e chegou a ter uma perna amputada por causa da doença. Ele faleceu em 1992, enquanto dormia, de parada cardíaca, mas suas músicas continuam sendo ouvidas, cantadas e gravadas mundo afora.
"The blues are the roots. The rest are the fruits" (frase de Willie Dixon).
01 fevereiro, 2007
Willie Dixon
Postado por
Little Thin Jones
às
3:23 PM
Marcadores: Biografias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário