02 abril, 2007

Bottleneck guitar style

Em alguma parte da história da música, alguém descobriu que correr um osso, uma peça metálica lisa ou o gargalo de uma garrafa pelas cordas do violão produzia uma som único, bem próximo das cordas vocais humanas. E essa foi uma maneira muito expressiva de se complementar o canto e de alcançar tons e notas impossíveis até então.
A técnica de deslizar algo pelas cordas do violão deriva de um instrumento muito rústico, feito de corpo de madeira, com uma arame esticado através dele: o diddley bow. Muitos bluesmen, quando eram crianças, faziam seus próprios diddley bow's e tiravam seus primeiros acordes neles.
Qualquer violão ou guitarra pode ser usado para se tocar com slide. Porém se você deseja tirar um autêntico som do Delta Blues, então você deve usar um violão Dobro, da Gibson.
Muitos materiais podem ser usados como slide. Um deles é o gargalo de garrafa. Daí o termo "bottleneck guitar", que é usado para definir esse estilo. Você pode aprender a fazer seu próprio slide "bottleneck" clicando aqui.
Essa foi apenas mais uma das inúmeras influências do blues para o rock. Músicos como Rory Gallagher, John Lennon, Syd Barrett, Jimmy Page e Jeff Beck fizeram uso do slide em muitas de suas composições.





O disco postado a seguir, "Slide Guitar Blues" contém algumas das melhores músicas de blues executadas no estilo bottleneck. Son House, um dos meus favoritos, toca a clássica "Walking Blues", que ficou famosa nas versões de Robert Johnson e de Muddy Waters. Robert Johnson toca "Terraplane Blues", que dispensa maiores comentários. Charley Patton toca seu grande sucesso "Spoonful Blues", música essa que tem uma história muito interessante, que pode ser lida no blog Blues Masters, do grande Marcus Mikhail. Blind Boy Fuller executa junto com Sonny Terry "I'm a Stranger Here", que mostra a perfeita combinação entre o bottleneck style e a harmônica. Tampa Red canta "Denver Blues", uma música instrumental onde ele toca o ritmo nas cordas mais graves e com o slide ele faz o violão literalmente cantar. Este excelente disco conta ainda com performances de Muddy Waters, Leadbelly, Bukka White, Blind Lemon Jefferson, Kokomo Arnold, um dos pioneiros no uso do slide no blues, entre outros.




Download link 1

Download link 2


Password: eldiablotuntun.blogspot.com





Bukka White - Poor Boy Long Way from Home


Nesse vídeo, Bukka White tira do bolso uma barra de aço e toca com o violão deitado. Escute a sonoridade de um autêntico violão Dobro.




Spoon Slide Guitar


O cara desse vídeo fez seu slide com uma colher. Até aqui, nada de mais. Só que o figura toca com a colher na boca. E manda muito bem.

Nenhum comentário: