02 maio, 2007

Martin Scorsese - The Blues



Martin Scorsese é um dos mais famosos cineastas norte-americanos. Por muitos anos foi considerado o grande injustiçado da Academia de Cinema de Hollywood, por nunca ter ganho um Oscar. Porém em 2007 ele se livrou dessa sina ao receber o Oscar de melhor diretor pelo filme "Os Infiltrados" (The Departed).
Estou falando dele aqui no Blues Everyday por um único motivo: ele é um amante do bl
ues, assim como eu. E também porque ele conseguiu unir suas duas maiores paixões, o cinema e o blues, no excelente documentário "The Blues".

Com Martin Scorsese como idealizador e produtor executivo, "The Blues" é uma série de filmes dirigidos por alguns diretores de destaque do cinema mundial. Scorsese, Clint Eastwood, Mike Figgis, Charles Burnett, Marc Levin, Richard Pearce e Wim Wenders partilham a sua paixão pela música através das câmeras e captam a essência do blues: a sua ressonância emocional. E aproveitam para explorar a maneira como o blues influenciou profundamente as pessoas e a música no mundo todo. A coleção possui apresentações de diversos bluesmen como Muddy Waters, John Mayall, Peter Green, Willie Dixon, Eric Clapton, Ray Charles, Jeff Beck, Sonny Boy Williamson, Little Milton, Alexis Corner, entre muitos outros.
No total são sete filmes, um para cada diretor, que contam a história e a trajetória do blues, desde os escravos na África, até a chegada do blues elétrico. O primeiro deles foi dirigido por Scorsese e conta os primórdios do blues nos Estados Unidos:

"Feel Like Going Home"
Em busca da origem dos Blues, o realizador Martin Scorsese viaja com o músico Corey Harris, desde as plantações de algodão do Mississippi até às margens do rio Níger, no Mali, em África. Este documentário sobre as raízes do Blues mostra-nos verdadeiras rel
íquias de arquivo bem como atuações de Corey Harris, Willie King, Taj Mahal, Keb'Mo', Otha Turner, Habib Koité, Salif Keita e Ali Fraka Toure. Scorsese explica "Eu sempre senti uma afinidade pela música do Blues - A cultura e as histórias narradas através da música fascinam-me e impressionam-me bastante. O Blues têm uma ressonância emocional muito forte e são, sem dúvida, os criadores da música popular americana".

Os sete filmes da coleção são:

"Feel Like Going Home" de Martin Scorsese
"The Soul of a Man" de Wim Wenders
"The Road to Memphis" de Richard Pearce
"Warming by the Devil's Fire" de Charles Burnett
"Godfathers and Sons" de Marc Levin
"Red, White & Blues" de Mike Figgis
"Piano Blues" de Clint Eastwood

No dia 7 de setembro de 2003, Martin Scorsese juntou vários músicos no Radio City Hall de Nova Iorque para um concerto memorável de celebração ao blues. O filme do concerto, realizado por Antoine Fuqua, capta a emoção dessa noite mágica e presta um verdadeiro tributo ao blues. É a oitava pérola deste coleção, que leva o nome de "Lightning in a Bottle". Você pode conhecer mais acessando o site oficial do documentário (em inglês) ou ler uma pequena resenha de cada um dos filmes no site DVDpt (em português).


Para download:

Martin Scorsese Presents The Blues - A Magical Journey (Trilha sonora do documentário)

*Retirado do blog Metal Mp3.



Parte 01

Parte 02

Parte 03

Parte 04

Parte 05

Parte 06

Password: didier

3 comentários:

La Pluma Anónima disse...

Great!!...

Gustavo disse...

Great post!.
Thanks

Unknown disse...

Os links estão desativados!!! Sabe onde consigo baixar?