12 junho, 2007

O Delta Blues

Freqüentemente dizemos que os maiores nomes do blues são da região do Delta do Mississippi. E com toda razão pois Robert Johnson, Muddy Waters e B.B King, só para citar três grandes bluesmens, são nascidos nessa região. Porém muitas pessoas sequer sabem o que é um Delta.
Eu explico: delta, em geografia é o nome de uma foz em forma de leque ou triângulo (forma da letra grega de mesmo nome) que ocorre principalmente em rios de planície, que tem baixo relevo e acabam acumulando água, formando inúmeros canais e ilhas.
O Delta do Mississippi fica na parte noroeste do estado e se encontra entre os rios Yazoo (que leva o nome de uma tradicional gravadora de blues) e Mississippi. Essa região sempre teve sua força econômica voltada para a agricultura, com plantações de cana-de-açúcar, arroz e principalmente algodão.
Foi nessa região que nasceu o Delta Blues, um dos primeiros, se não o primeiro, estilo de blues tocado. Simplesmente violão e voz e letras que falavam sobre a vida cotidiana das lavouras de algodão, algumas vezes acompanhado por uma harmônica. Esse é o Delta Blues.
Mas o Delta Blues vai além do apelo regional. Skip James e Elmore James, apesar de serem do Mississippi, não nasceram na região do Delta, porém seu estilo de música é considerado Delta Blues. Alguns estudiosos discordam a respeito da diferença entre o blues originado no Delta e os blues de outras regiões. A definição da característica do Delta Blues parece ser na instrumentação, na ênfase do ritmo e no uso do slide, já que a estrutura harmônica da música não difere dos blues tocados em outros lugares.
O sistema de plantações extremamente opressivo que existia no Delta do Mississippi no início dos anos de 1920 fez com que existissem uma subcultura de artistas de blues que fugiam desse sistema. A prisão de Parchman Farm, Mississippi State Penitentiary serviu de influência a vários bluesmen que ficaram aprisionados lá, como Bukka White na canção "Parchman Farm Blues" e a canção folk "Midnight Special", popularizada por Leadbelly.


Para download:

Canned Heat Blues - Masters Of The Delta Blues
Password: eldiablotuntun.blogspot.com



Masters of the Delta Blues: Friends of Charlie Patton
Password: eldiablotuntun.blogspot.com



*Raridades garimpadas do blog El Diablo Tun Tun.



6 comentários:

Unknown disse...

Legal Thin !!!

Explicar o que é o Delta é algo que passa despercebido...usamos tanto o "rótulo" Delta mas não explicamos o que é ...rsss

abraços

Tiago Matias disse...

Muito bacana o seu blog. Estou procurando o disco Puro Feeling do Big Gilson. Não encontro em lugar nenhum. Se você puder disponibilizá-lo, ficaria grato. Abraços!

Little Thin Jones disse...

Desculpe Tiago, mas não tenho esse disco. E também sou um mero pesquisador. Não faço upload de nada, só linko discos que já estão na net. Mas vou procurar e se encontrar eu te aviso, ok.

Abraço e obrigado pela visita.

Little Thin Jones disse...

É Marcus, resolvi fazer esse post devido à minha própria dúvida em relação ao Delta. Não conhecia quase nada a respeito. Agora sei um pouco pelo menos!

Abraço!

Jobove - Reus disse...

muy buen blog, en el nuestro tambien se habla de blues, si quieres pasarte, gracias

towerz disse...

Hi guy,
I'm an italian blues/rock lover and I have a blog too ( www.123via.blogspot.com ), take a look at my blog and put it into your "Recomendo list"...if you want, I'll put your blog into my friend list !!!
ciao and KEEP ON BLUESIN'