31 outubro, 2007

Jug Bands

As "Jug Bands" eram bandas que misturavam vários tipos de instrumentos caseiros como garrafas, colheres, pentes enrolados em papel, washtub bass (uma espécie de baixo feito com uma bacia metálica), washboard (aquelas chapas metálicas sanfonadas usadas pra esfregar roupa) e o jug, (uma moringa feita de barro) que o músico soprava em seu gargalo e batia em seu corpo, tirando um som bem peculiar, parecido com o de trombone. Algumas bandas usavam também violão e mandolin, que geralmente também eram fabricados pelos músicos, usando pedaços de instrumentos velhos.
As Jug Bands, que tiveram seu auge entre as décadas de 20 e de 30, são citadas como desenvolvedoras do blues. W. C. Handy, considerado o pai do blues, disse que aprendeu a tocar com os músicos de rua, tocando em instrumentos improvisados.

Na região do Memphis era onde havia a maior concentração de Jug Bands. Gus Cannon's Jug Stompers e a Will Shade's Memphis Jug Band foram duas das primeiras bandas a gravar e compuseram grandes canções que viriam a se tornar a base para o renascimento posterior das Jug Bands: "Stealin", "Jug Band Music", "Whoa, Mule", "Minglewood Blues", "Walk Right In" e muitas outras. Big Bill Broonzy e Memphis Minnie gravaram músicas com Jug Bands no início de suas carreiras.
Uma das bandas de maior sucesso foi a Memphis Jug Band, que teve Memphis Minnie nos vocais durante algum tempo.


Para ouvir:

Memphis Jug Band - Associates & Alternate Takes

Download

Download opção 2

Password: eldiablotuntun.blogspot.com








Memphis Jug Band - Disc A


Download

Download opção 2

Password: eldiablotuntun.blogspot.com







Memphis Jug Band - Disc B

Download

Download
opção 2

Password: eldiablotuntun.blogspot.com








Ruckus Juice & Chittlins - The Great Jug Bands

Download

Download
opção 2

Password: eldiablotuntun.blogspot.com






Discos seqüestrados do El Diablo Tun Tun.

Para ver:

Whistler's Jug Band - Foldin' Bed

Aqui vemos um registro histórico de uma tradicional Jug Band. O som está precário, mas não tira o brilho dessa raridade. Vídeo de 1930.

Eddie Thomas & Carl Scott - Tomorrow

Esse vídeo é muito interessante, pois é possível ver vários instrumentos sendo tocados. Até um bule é usado como instrumento. Vídeo de 1928.

Nenhum comentário: