16 outubro, 2007

Leadbelly – Take this hammer

Download
Parte 01____|____Parte 02


O álbum Take This Hammer, de Huddie Leadbelly (1889-1949), faz parte da importante coleção When The Sun Goes Down - The Secret History of Rock & Roll, do selo BMG, que reúne antigos discos 78 rpm remasterizados, compondo um histórico dos ritmos que influenciaram o jazz e originaram o rock e o blues em seu formato atual.
As 26 gravações do álbum foram feitas em dois dias de junho de 1940, pelo selo Bluebird, da RCA Victor. São blues básicos, baladas e canções de trabalho feitas para serem cantadas e ouvidas por seus intérpretes e sua restrita audiência de negros do sul dos Estados Unidos. Era um período anterior a qualquer idéia de marketing fonográfico. Muitas delas são canções de presos, como a que dá título ao álbum, pontuada por uma batida que remete às marretas dos trabalhos forçados.
Também se misturam em suas músicas – que ele canta acompanhado por seu violão e pelo grupo vocal Golden Gate Jubilee Quartet – lembranças de canções de jogadores e de bordel e o boogie woogie dos pianistas errantes do início do século 20. Canções como a extraordinária "Alabama Bound", com uma letra que carrega a temática do blues (“Oh não me deixe aqui/ Oh não me deixe aqui/ Mas de qualquer maneira se tiver de ir/ Deixe apenas um trocado para a cerveja”) e uma marcação ancestral de todo o rock, mostram porque Leadbelly seria marcante na música americana das décadas seguintes.

Texto de Mauro Trindade, da revista Bravo Online.

Disco retirado do blog Lágrima Psicoldélica.

Para saber mais sobre Leadbelly e encontrar outros discos, acesse sua biografia aqui no Blues Everyday.
Biografia de Leadbelly.

Nenhum comentário: