22 fevereiro, 2008

Jimmy Reed

Mathis James Reed nasceu em 6 de setembro de 1925, em Dunleith, Mississippi. Logo cedo aprendeu a tocar gaita e violão com Eddie Taylor, seu amigo mais próximo. Ele foi um dos primeiros a tocar gaita e violão, simultaneamente.

Em 1943 ele se mudou para Chicago e pouco depois serviu na Marinha Americana, na Segunda Guerra. Em 1945 ele foi dispensado e retornou ao Mississippi, onde se reencontrou e se casou com sua namorada Mary "Mama" Reed. Logo depois, se mudaram para Gary, Indiana, onde ele arranjou emprego na Armour & Co., uma fábrica de embalagens de carne.

Na década de 1950, Reed tinha se estabelecido como um popular músico local e freqüentemente tocava na banda de John Brim, "The Gary Kings" e nas ruas, ao lado de Willie Joe Duncan. Ele tentou, mas não conseguiu um contrato com a Chess Records, assinando em seguida com a Vee-Jay Records. Ele conseguiu ajuda do então baterista Albert King para conseguir o contrato e começar a gravar. Nessa época ele se encontrou novamente com Eddie Taylor, que passou a tocar com Reed até a sua morte.

O sucesso demorou a chegar, mas quando lançou "You Don't Have to Go", Reed alcançou o quinto lugar na lista da Billboard, e passou toda década seguinte emplacando hits. Em certa época, ele vendeu mais discos que Muddy Waters, Howlin' Wolf, Elmore James ou Little Walter. Mas entre todos esses, ele foi o que menos soube lidar com a fama.

Seus problemas com alcoolismo fizeram com que fosse perdendo cada vez mais seu público. Em certas apresentações, sua esposa o ajudava a lembrar as letras das músicas, que ele esquecia. Tudo piorou em 1957 quando ele desenvolveu epilepsia, que seus médicos erroneamente diagnosticaram como sendo delirium tremens.

O começo do seu fim se deu quando a Vee-Jay fechou as portas. Seu empresário conseguiu assinar com o recém-criado selo ABC-Bluesway e vários álbuns foram lançados durante a década de 1970, mas nenhum deles emplacou. Seu último álbum foi uma frustrada tentativa de atualizar seu som com batidas funk e pedais de wah-wah.

Jimmy Reed morreu em Oakland, Califórnia, em 1976, alguns dias antes do seu 51º aniversário. Ele está enterrado Cemitério Lincoln, em Worth, Illinois.

Para download:

Jimmy Reed - Now Appearing (1960)

Tracklist:

01. Close Together
02. Got Me Chasing You
03. Wanta Be with You
04. Jimmy's Rock
05. Tell the World I Do
06. You Know You're Looking Good
07. I've Got the Blues
08. Laughing at the Blues
09. Down the Road
10. Ain't Gonna Cry No More
11. You're My Baby


Jimmy Reed - Just Jimmy Reed (1962)

Tracklist:

01. I'll Change That Too
02. Let's Get Together
03. Good Lover
04. Take It Slow
05. Too Much
06. In the Morning
07. Oh John
08. Back Home at Noon
09. Kansas City Baby
10. You Can't Hide

Jimmy Reed - Sings The Best Of The Blues (1963)

Tracklist:

01. St. Louis Blues
02. Trouble In Mind
03. Wee Wee Baby
04. How Long Blues
05. C C Rider
06. Roll 'Em Pete
07. Outskirts Of Town
08. The Comeback
09. Cherry Red
10. Worried Life Blues
11. Five Long Years



*Discos graças ao ChrisGoesRock.

Um comentário:

D! disse...

Ha tempos procurava por downloads de Jimmy Reed *-*
Gosto bastante.
Obrigado por fornecer os links :)