07 março, 2008

Mulheres do blues

Depois de mais de uma semana sem postar nada (será que alguém notou?), vou fazer uma postagem especial: uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Abaixo você confere somente discos de grandes mulheres do blues. Apreciem sem moderação. E parabéns às mulheres!


Great Ladies Sing the Blues

Password: bluestown.blogspot.com


Excelente coletânea que reúne, como o próprio nome diz, as grandes damas do blues. Destaque para as performances de Billie Holiday ("Good Morning Heartache"), Ella Fitzgerald ("Love for Sale"), Nina Simone ("Nobody Knows You When You're Down and Out") e Sarah Vaughan ("The Man I Love").


Graças à Cidade do Blues.



Etta James - These Foolish Things


Esse disco é um compilado de gravações de Etta lançadas pela Chess Records. A seleção inclui sete canções do álbum Etta James Sings for Lovers, de 1962, uma do álbum Losers Weepers, de 1971 e mais seis faixas inéditas até então.

Etta tinha somente 24 anos quando gravou suas primeiras canções com o produtor Ralph Bass. Destaque para a versão do hit de Lonnie Johnson "Tomorrow Night" e da versão da canção de Aaron Neville "Tell It Like It Is".


Graças ao Mate Couro.



Memphis Minnie - Hoodoo Lady

Password: 360grauss.blogspot.com

Certa vez alguém disse sobre Memphis Minnie: "ela toca violão como um homem". E tinha toda razão, pois num cenário dominado por homens, ela desenvolveu seu próprio estilo e se firmou como uma grande artista do gênero.

Esse disco reúne 20 músicas gravadas por Minnie para os selos Vocalion e ACR Records durante a década de 1930. Os músicos que a acompanharam nas gravações foram Charlie McCoy no bandolim, Arnett Nelson na clarineta e os lendários pianistas Blind John Davis e Black Bob.

Nas décadas seguintes Minnie continuaria gravando constantemente, mas nenhuma dessas gravações seria melhor que as do disco Hoodoo Lady.


Graças ao 360 Grauss.




Confira também o excelente texto de Marcus Mikhail do Blues Masters "Don't Mess With Me, Man... As Mulheres no Blues".

.
.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossaaaa, muito obrigado por isso!!!

Lindo!!!

Como pode ter só um comentário???

Demaiiiisssssss...

Excelente Blog!