29 outubro, 2008

Blind Willie Johnson - Dark Was the Night

Password: eldiablotuntun.blogspot.com

Álbum que reúne 16 canções de Blind Willie Johnson. Ele que pode ser considerado um dos grandes divulgadores do blues, ao lado dos grandes como Robert Johnson, Son House, Charley Patton. Mas que diferente desses, seu blues sempre teve o foco em canções espirituais, ou spiritual music, que ele ouvia nas igrejas que frequentava e nas esquinas por onde passava. Ele tem uma técnica singular no violão slide e sua voz consegue transmitir todo sentimento que ele escreve em suas letras. Suas músicas são na maioria spirituals e gospels, mas ele não soa como um religioso fanático, pregando que o fim do mundo está próximo. Ele soa simplesmente real.

Destque para a clássica "John The Revelator", para "Praise God I'm Satisfied", em que ele é acompanhado de uma voz feminina que também o acompanha na faixa "Keep Your Lamp Trimmed and Burning" e para a triste "Dark Was the Night (Cold Was the Ground)."

Tracklist:

1.If I Had My Way I'd Tear the Building Down (Johnson)
2.Dark Was the Night (Cold Was the Ground) (Johnson)
3.Lord, I Just Can't Keep from Crying (Johnson)
4.Church, I'm Fully Saved Today (Johnson)
5.Jesus Make up My Dying Bed (Johnson)
6.Bye and Bye I'm Goin' to See the King (Johnson/Traditional)
7.Let Your Light Shine on Me (Traditional)
8.John the Revelator (Traditional)
9.I Know His Blood Can Make Me Whole (Johnson)
10.God Moves on the Water (Johnson/Moore)
11.Trouble Will Soon Be Over (Johnson/Traditional)
12.Praise God I'm Satisfied (Johnson)
13.Mother's Children Have a Hard Time (Johnson)
14.Nobody's Fault But Mine (Johnson)
15.The Soul of a Man (Johnson)
16.Keep Your Lamp Trimmed and Burning (Johnson)


*Disco pego no inferno do Diablo Tun Tun.

7 comentários:

Anônimo disse...

Alô Litlle Thin! Descobri há pouco uma musica de um tal Sunnyland Slim e minha primeira sensação foi "Puxa Vida! Litlle Richard ouviu isso um dia!" um som urgente e insano, pesquisei rapidamente no sitio do senhor sabendo de seu incrível leque de postagens e não o achei, lanço-lhe então um desafio: poste um disco deste rapaz se for possível, agradeço desde já a atenção e perdoe-me pela minha inconveniência.
Um abraço!

Little Thin Jones disse...

Olá Maurício!

Não se acanhe. Eu faço esse blog para quem gosta de blues. Se você tiver alguma sugestão de postagem, sinta-se à vontade para fazer pedidos.
Quanto ao Sunnyland, pelo jeito você não foi muito feliz na busca, mas eu publiquei a biografia e dois discos dele em junho de 2007. Segue o link:
http://blueseveryday.blogspot.com/2007/06/sunnyland-slim.html

De qualquer maneira tentarei encontrar algum outro disco para atender sua solicitação.

Abraço e volte sempre!

Anônimo disse...

Valeu Thin! Já estou informado e baixando, sabia que podia contar contigo, doutra vez capricharei com mais determinação na busca e pode ficar tranqüilo que sempre estou na área pra dar uma conferida, sei que seu sítio é de qualidade, tanto que coloquei-lo o em primeiro na minha lista de preferidos.

Acho que é só isso, um abraço e até logo!

Anônimo disse...

Esse "Dark Was the Night" de Blind Willie Johnson é um dos meus registos preferidos do bluesman e talvez um dos melhores testemunhos da força do blues! Obrigado por postar isso aí! Não sei se você tem noção mas há uma tendência tétrica de desgraça e infortúnio na vida dos grandes bluesmen. Johnson foi exemplo disso: depois de perder sua casa em um incêndio, passou a ter vida de indigente, apanhou uma pneumonia e o hospital local lhe recusou tratamento. Pode ler essa e outras histórias no link:
http://cotonete.clix.pt/quiosque/especiais/blues/index.asp

Little Thin Jones disse...

Devoción, obrigado pelo comentário.


Tiago, achei muito interessante essa sua colocação sobre os desafortunados. Vou ler com atenção o link que você me mandou.

Obrigado por compartilhar seu conhecimento.

Anônimo disse...

nao consigo extrair o arquivo alguem me passa a senha
Valeu!!!

Little Thin Jones disse...

A senha está logo abaixo do botão de donwload.