05 dezembro, 2008

Keb' Mo'

Keb' Mo' nasceu com o nome de Kevin Moore, em South Los Angeles, na Califórnia no dia 3 de outubro de 1951. Seu interesse pela música começou quando ainda era jovem, ouvindo blues nas rádios locais e música gospel no cultos da igreja, aos domingos. Com 10 anos ele entrou para a banda da escola, onde começou a tocar trompete. A partir daí ele passou a experimentar outros instrumentos de percussão e chegou até a tocar steel drums numa banda de calipso.
Certa vez, um tio de Keb' o convidou para experimentar um violão e depois de colocar as mãos sobre o instrumento pela primeira vez, ele nunca mais o largou. Duas semanas mais tarde, já conhecia cerca de cinco acordes. O suficiente para empolgá-lo.
Apesar da herança do blues, seu maior sonho era se tornar uma estrela pop. Isso fez com que Keb' tocasse em várias bandas covers depois do colegial. No início dos anos 1970, ele entrou para a banda de blues-rock Papa John Creach, onde permaneceu por três anos, tocando e excursionando. Nesse período ele participou da gravação de três discos. Em seguida passou a trabalhar como músico em um estúdio de Los Angeles, que o ajudou a lançar seu primeiro disco, Rainmaker, ainda com seu nome, Kevin Moore. Era um disco de R&B que fez muito pouco sucesso.
Durante o começo dos anos 1980 Keb' Mo' continuou sua busca pelo estrelato e em 1983 ele entrou como guitarrista na banda do saxofonista de blues Monk Higgins. A partir daí ele passou a conhecer vários outros músicos de blues. Sobre Higgins, ele disse certa vez: "Ele provavelmente é o elemento mais importante no desenvolvimento do meu entendimento sobre blues."
A reviravolta em sua carreira aconteceu em 1990, quando o produtor de elenco do teatro Rabbit Foot procurava um ator que pudesse tocar Dela blues. Keb' então aceitou tocar, mesmo não se sentindo muito seguro com o papel. Mas o sucesso foi tanto que logo ele foi chamado para atuar novamente , dessa vez interpretando Robert Johnson, no excelente documentário chamado "Can't You Hear the Wind Howl?".
Em 1994 ele lançou seu disco de estréia no blues, pela OKeh Records, intitulado Keb' Mo', que tinha duas canções de Robert Johnson e outras onze escritas por ele. Foi justamente com o lançamento dessa álbum que ele começou a usar o nome Keb' Mo', uma versão afro-americana de seu nome que, segundo ele próprio, refletia melhor suas origens do blues. O disco ganhou matérias de destaque em importantes publicações, como The New York Times, People e Houston Chronicle. Os críticos o classificavam como uma nova voz que toca simultaneamente o autêntico blues e a música contemporânea.
O sucesso desse disco fez com que Keb' passasse a tocar freqüentemente em bares, clubes e festivais. Além disso ele começou a abrir shows de grandes nomes da música como Jeff Beck, Carlos Santana, Buddy Guy, Joe Cocker e George Clinton. Em 1996 ele lançou seu segundo álbum, Just Like You que, de imediato, ganhou o Grammy de melhor álbum de blues contemporâneo. Ele também repetiria a dose dois anos mais tarde com o terceiro álbum Slow Down, que também levou o mesmo prêmio.
A partir daí a música de Keb' Mo' podia ser ouvida em várias rádio, em filmes e séries de televisão. Ele passou a dividir o palco e o faturamento dos shows com nomes de peso da música como Bonnie Raitt e Celine Dion. Grandes artistas passaram a gravar músicas suas, como Joe Cocker e B. B. King. Não demorou muito e ele lançou mais um álbum, chamado The Door, que mostra sua satisfação com a mistura do blues clássico com seu estilo, mais atual. Um exemplo disso é sua versão para a música de Elmore James "It Hurts Me Too Much" que ganhou uma roupagem totalmente diferente, mas ainda assim com guitarra slide, como na original.
Em 2004, mais dois álbuns foram lançados: Keep It Simple, em que algumas faixas foram gravadas com o clássico violão National Steel e Peace... Back by Popular Demand, um disco com covers de canções de protesto dos anos 1960, incluindo "Imagine", de John Lennon. Através desse disco, Keb' passou a excursionar com a turnê Vote for Change a fim de angariar dinheiro para derrotar George W. Bush na eleição daquele ano. Em 2006 ele lançou o álbum Suitcase, inteiramente de canções próprias. Nesse disco a temática das músicas gira em torno das idas e vindas dos relacionamentos amorosos.
Keb' Mo' é, na minha opinião, uma das mais bonitas e afinadas vozes que o blues já conheceu. Uma voz que consegue ser potente e suave ao mesmo tempo. Vale muito a pena conhecer, principalmente os primeiros álbuns.

Fontes: Musician Guide, All Music Guide.



Para download:



1. Muddy Water
2. I Was Wrong
3. Everything I Need
4. Henry
5. Soon As I Get Paid
6. A Better Man
7. I Don't Know
8. A Letter To Tracy
9. Slow Down
10. Rainmaker
11. Love In Vain
12. God Trying To Get Your Attention
13. I'm Telling You Now



1. Your Love 4:18
2. The Itch 4:55
3. Eileen 6:30
4. Remain Silent 4:41
5. Still There for Me 3:10
6. Rita 4:51
7. I'm a Hero 4:44
8. Suitcase 4:49
9. Whole 'Nutha Thang 3:54
10. I See Love 3:58
11. I'll Be Your Water 3:13
12. Life Is Beautiful 4:15



*Todos os discos retirados do excelente Mate Couro.

8 comentários:

Anônimo disse...

Sinto falta de um espaço como o seu, que retrata o blues como gênero que vale por si próprio e não apenas como um pequeno apontamento nas outras músicas. A influência e importância do blues e dos bluesmen do período de formação são decisivos para compreender a música que se faz na atualidade. É por isso com uma enorme satisfação que eu descubro blogs como esse seu (já está nos bookmarks) e matérias como essa aí. É bem legal de ler:
http://cotonete.clix.pt/quiosque/especiais/blues/index.asp

Anônimo disse...

Achei teu blog agora e fiz a mesma coisa que o Rodolfo..já adicionei nos bookmarks. Parabéns pelo espaço e ainda bem que eu o achei, pois sou fascinado pela história do Blues, sua tradição... e gostaria até de ir mais além no conhecimento... e admito que não conhecia Keb'Mo'. Ví um vídeo de "More than one way home" ao vivo e estranhei um pouco pq achei meio "Cult" swingado... Quero conhecer mais..recomenda algum trabalho dele específico como "carro-chefe" pra eu começar bem =D ?

Grande abraço e parabéns pelo Blog...

Unknown disse...

quero baixar KEB'MO' mas ta daNDO problema, poderiam atualiza-los, ficaria muito grato!!

VALEU!!!!!!!!

Flavio

Anônimo disse...

è mesmo to tentando baixar e não consigo,
Atualiza ai pessoal, KEB' Mo'

VALEUUU!!!!!! ,GRATO.

Little Thin Jones disse...

Me desculpem, pessoal, mas os links dos álbuns não são meus. Mesmo assim estou procurando novos link e aviso assim que conseguir atualizar.

Obrigado.

Anônimo disse...

Brother, posta a discografia de KEB' MO', ta dificil de axar!!
VALEU... Obrigado!

Blog do Pablo disse...

Cara, teu blog é muito bom.
Conheci o Keb' Mo' através dele, e desde então virei fã do cara.

Parabéns, se quiser tb tenho um blog aonde posto sobre várias coisas dentre elas: blues!

www.pablogc.com

Little Thin Jones disse...

Obrigado pelo elogio, Pablo. O meu maior desafio é manter os links funcionando.

Keb' Mo' é o cara mesmo. Uma das melhores vozes do blues na atualiadade.

Abraço!