23 janeiro, 2009

The Allman Brothers Band - Live at Fillmore East



Depois de longas e merecidas férias (somente do blog, pois meu trabalho já começou a duas semanas) o Blues Everyday está de volta. Então, vamos ao que interessa.

Gravado nos dias 12 e 13 de março de 1971 na lendária casa de shows Fillmore East, este álbum duplo do Allman Brothers foi lançado em julho de 1971 e é um dos discos de maior sucesso da banda. Só pra se ter noção, ele foi classificado em 49º lugar na lista da Revista Rolling Stone dos 500 maiores álbuns de todos os tempos.

O disco começa com uma excelente versão de "Statesboro Blues", canção original de Blind Willie McTell. Certa vez me disseram que Duane Allman era um dos maiores guitarristas de slide. E ouvindo essa música passei a concordar com tal afirmação.
Os outros destaques do disco ficam por conta da versão da clássica "Stormy Monday" de T-Bone Walker, que tem quase 9 minutos de solos de guitarra, dessa vez sem slide, e órgão.

Em seguida a faixa "You Don't Love Me" despeja mais 19 minutos, sim dezenove minutos de pura técnica numa mistura deliciosa de blues-rock. Essa música poderia entrar como a última fase de algum Guitar Hero. Deve ser um desafio e tanto para os dedos.

Por fim, outra grande canção (nois dois sentidos) pra fechar o disco com chave de ouro. "Whipping Post" tem 23 minutos de pura viagem. As partes vocais são separadas por longos solos, num blues-rock-psicodélico (se é que isso existe) incrível. No decorrer de todo esse tempo a música diminui e aumenta de tempo e intensidade várias vezes. É realmente uma faixa incrível.

E como meu conhecimento técnico-musical é escasso, deixo os especialistas falarem por mim: "Whipping Post" está entre as 500 músicas que moldaram o rock n' roll, segundo o Rock n' Roll Hall of Fame e entre as 500 maiores músicas de todos os tempos, segundo a Revista Rolling Stone. É suficiente?


Tracklist:

01. "Statesboro Blues" – 4:17
02. "Done Somebody Wrong" – 4:33
03. "Stormy Monday" – 8:44
04. "You Don't Love Me" – 19:15
05. "Hot 'Lanta" – 5:17
06. "In Memory of Elizabeth Reed" – 13:04
07. "Whipping Post" – 22:56




*Grande disco, Chris!

5 comentários:

Anônimo disse...

descobri o blog agora.
como sou fã da banda maldita, vou baixar o primeiro disco agora.vou salvar inclusive o seu comentário. muito bom. abraço do emerson. santos sp

Little Thin Jones disse...

Esse disco é realmente excelente, Emerson. Aproveite e vasculhe o blog. Tenho certeza que encontrará mais coisas que lhe agradarão.

Abraço!

Anônimo disse...

Bom! achei muito bom o album!
relamente uma viajem muito louca pscodelica e tals...

vale a pena ouvir relaxado se é que me entendem!!

é isso ai!

NLemos disse...

Otimo blog com coisas otimas dentro dele! Parabens!

estoesunatraco disse...

Gracias por el compartir este disco, hacen un gran trabajo con la pagina!
un abrazo.