27 janeiro, 2009

Robert Pete Williams

Robert Pete Williams nasceu em Zachary, Louisiana, filho de trabalhadores rurais. Durante a infância ele trabalhou com os pais nas plantações, sem nunca ter ido à escola. Ele nunca tido tocado blues até a sua adolescência, quando ele fez seu próprio violão usando uma caixa de charutos. E foi com esse violão que ele aprendeu a tocar e começou a animar as juke joints durante a noite, enquanto trabalhava de dia.

Depois de casado, mesmo trabalhando duro nas plantações, Williams nunca conseguia dinheiro suficiente para sustentar sua família. Esse fato acarretava constantes desentendimentos com sua mulher (nada muito diferente dos dias atuais). Dizem que num ataque de fúria durante uma dessas brigas, ele teria colocado fogo no seu violão de caixa de charutos.

Apesar das desavenças domésticas, ele continuava a tocar em festas em toda área da cidade de Baton Rouge. Em uma dessas festas, em 1956, ele atirou em um homem durante uma briga e o matou. Wiliiams alegou auto-defesa, mas acabou condenado por homicídio. Ele foi enviado para a penitenciária de Angola, a mesma prisão onde Leadbelly cumpriu parte da sua sentença.

Depois de dois anos trabalhando na prisão, ele foi descoberto pelos etnomusicologistas (que palavrão!) Dr Harry Oster e Richard Allen. Eles fizeram algumas gravações das músicas de Williams, a maioria sobre a vida na prisão, e se impressionaram com seu talento no violão. Allen Oster então pediu que sua pena fosse perdoada e conseguiu, em 1959, que ele fosse solto, depois de cumprir três anos e meio. Porém, durante cinco anos ele não poderia sair de Louisiana, o que não impediu que suas gravações chegasse a outros estados e fossem recebidas positivamente.

Somente em 1964 Robert Pete Williams tocou em um festival fora de Louisiana. Foi no lendário Newport Folk Festival. Sua apresentação foi recebido com entusiasmo por parte do público. Pouco tempo depois ele saiu em turnê pelos EUA, juntamente com Mississippi Fred McDowell, e chegou até a escursionar pela Europa.

No restante dos anos 1960 e a maior parte da década de 1970 ele continuou excursionando e tocando. Durante esse período ele gravou alguns discos por selos independentes, como Fontana e Storyville. No fim dos anos 1970 ele diminuiu consideravelmente a quantidade de shows, por causa da idade e da saúde, que já começava a definhar. Ele faleceu em 31 de dezembro de 1980, aos 66 anos de idade, em Rosedale, Louisiana.



Para download:


Robert Pete Williams - I'm As Blue As A Man Can Be

Password: eldiablotuntun.blogspot.com


01 - pardon denied again
02 - this wild old life
03 - just tippin' in
04 - louise
05 - church on fire (no. 2)
06 - texas blues
07 - i'm blue as a man can be
08 - up and down blues
09 - so much is happenin' in this wicked world
10 - come here baby
11 - levee camp blues
12 - two wings
13 - angola special
14 - motherless children have a hard time
15 - please lord, help me on my way




Password: bluestown.blogspot.com


01. Free Again
02. Almost Dead Blues
03. Rolling Stone
04. Two Wings
05. A Thousand Miles from Nowhere
06. Thumbing a Ride
07. I've Grown Up So Ugly
08. Death Blues
09. Hobo Worried Blues
10. Hay Cutting Song



Referências: All Music Guide, Wiki, Blues Masters.

Discos retirados do Diablo Tun Tun e da Cidade do Blues.

7 comentários:

Anônimo disse...

Diogo.
Muito bom esse blog... é geralmente difícil achar informações sobre alguns artistas... Valeu por facilitar estas buscas..

Anônimo disse...

Diogo.
Aí amigo, tá pedindo senha pra descompactar, se você puder postar... Valeu.

Little Thin Jones disse...

Olá Diogo. Obrigado pela visita.

Já corrigi as senhas dos discos, na postagem. Às vezes eu me descuido.

Até logo!

Anônimo disse...

A senha não tá deixando descompactar...

:(

Alguma dica??

Valeu

Little Thin Jones disse...

Olá.

Copie e cole a senha que está abaixo do botão de download.

Té mais.

Anônimo disse...

Diogo.
Valeu amigo... Muito obrigado.

Διάττων disse...

I do love this artist! Real Blues and Robert Pete Williams are just the same meanings! I have this great bluesman also in my blog...
You may visit
http://diattonsworld.blogspot.com/search/label/Robert%20Pete%20Williams