30 abril, 2009

Robert Lockwood Jr. - Delta Crossroads

Password: bluestown

Gravado em julho de 2000, este cd traz alguns dos maiores clássicos do Delta blues. Entre as músicas estão sucessos de Lightnin' Hopkins, Robert Johnson e Big Bill Broonzy. As gravações foram feitas no estúdio Suma Recordings em Painesville, Ohio, somente com Lockwood e seu violão de 12 cordas.

Achei muito interessante esse instrumento porque apesar de ser uma gravação acústica, somente um violão e voz, o som das 12 cordas deixa o som cheio e encorpado. Sua técnica também é incontestável, pelo simples fato de Lockwood ter aprendido a tocar com Robert Johnson. Este disco foi premiado com um Grammy como melhor álbum de blues tradicional, em 2001, com todos os méritos.

Minhas faixas favoritas são "My Woman Came Came Walking", "Little Queen of Spades", "Rambling on My Mind" e "Key to the Highway", que aliás é uma das minhas músicas favoritas de sempre.

Tracklist:

1. 32-20 Blues
2. Mean Mistreater Mama
3. This Little Girl of Mine
4. Stop Breaking Down Blues
5. My Woman Came Walking Down
6. C.C. Rider
7. Little Queen of Spades
8. I Believe I'll Dust My Broom
9. In the Evening (When the Sun Goes Down)
10. We're Gonna Ball Tonight
11. Mr. Downchild
12. Run Your Mama
13. Ramblin' on My Mind
14. Love in Vain Blues
15. Train My Baby
16. Key to the Highway


*Mais um do Blues Town, sempre excelente.

5 comentários:

Diogo disse...

Valeu cara... toda vez que passo por aqui tem algo de qualidade.

Little Thin Jones disse...

Obrigado, Diogo. Continue visitando!

Fernando disse...

Opa! excelente album! gostei de ouvir um delta blues com o som limpinho! é diferente mas prefiro com os ruídos de sempre! há!

valeu!

Pedro Mendes disse...

Sem contar que Mr. Downchild foi escrita pelo própio Robert Johnson e depois gravada por Lockwood. Acho que ele não canta uma parte da letra (esqueceu?), já que Sonny Boy I gravou ela mais antigamente e tem mais letra. Lockwood se repete muito nela, não tem cara de música de Robert Johnson. Só uma curiosidade :)

Little Thin Jones disse...

Esse é um fenômeno comum do blues, que eu já tinha observado em outras letras, Pedro. Algumas músicas famosas como Key to the Highway e Sweet Home Chicago sempre tem alguma parte da letra diferente, dependendo de quem gravou.
Obrigado pelo comentário!