25 maio, 2009

Deep River of Song - Mississippi: The Blues Lineage

Password: bluestown


Este disco faz parte do trabalho do historiador John Lomax, que ao lado de seu filho Alan Lomax fez algumas das principais gravações dos pioneiros do blues nos EUA. O compilado de músicas reunido aqui é de gravações originalmente feitas entre 1936 e 1942 nas raízes do blues, o Mississippi.

Nesse disco temos alguns dos principais expoentes do Delta blues, como Son House, Muddy Waters e David "Honeyboy" Edwards. A qualidade de gravação é razoável para a época e cada música soa como um registro histórico de uma época em que se fazia blues somente depois de um duro dia de trabalho nas plantações.

Destaque para as faixas "Ragged and Dirty", de William Brown (não confundir com Willie Brown) que foi regravada por Bob Dylan no disco World Gone Wrong, "Wind Howlin' Blues" de Honeyboy Edwards, que é tocada com violão e gaita, "Payday" de Willie Ford & Lucious Curtis e "Walkin Blues" de Son House, que posteriormente ficou famosa na voz de Robert Johnson.

No download também estão os scans de todo encarte, com um texto sobre a importância do Mississippi para o blues, além de trechos da história dos cantores e as letras das músicas. Imperdível.

Nenhum comentário: