13 agosto, 2009

Morre Les Paul, criador da guitarra elétrica

Les Paul, guitarrista e inventor da guitarra elétrica morreu nesta quarta-feira aos 94 anos. De acordo com a empresa Gibson Guitars, Paul morreu devido às complicações de uma pneumonia no White Plains Hospital. Ele estava acompanhado da família e de amigos. Ele havia sido hospitalizado em fevereiro de 2006 quando descobriu que ganharia dois Grammys por um disco que havia lançado pós aniversário de 90 anos, Les Paul & friends: American made, World played.

Por ter criado a guitarra elétrica de corpo sólido e também o gravador multicanal, uma revolução nos métodos de gravação, Paul contribuiu com o nascimento do rock ‘n’ roll. O gravador permitia que vários instrumentos diferentes fossem gravados na mesma música, além de ajustar o equilíbrio entre as faixas dos canais para finalizar as gravações.


Em 1952 a Gibson Guitar começou a produção da guitarra Les Paul. Ao longo dos anos a série se tornou uma das guitarras mais usadas na indústria musical. Em 2005, a casa de leilões Christie’s vendeu uma Gibson Les Paul de 1955 por US$ 45.600 (mais de R$ 85 mil).

Fonte: Zero Hora.

Não poderia deixar de noticiar essa perda, pois como guitarrista, sou fã do modelo de guitarra Les Paul. Eu inclusive tenho uma Shelter Nashville, que é idêntica às Les Paul. Vários de meus guitarristas favoritos usavam o modelo. Só pra citar alguns: Slash (Guns n' Roses), Duane Allman, (Allman Brothers), Jimmy Page (Led Zeppelin), Mak Knopfler (Dire Straits), Buckethead (Guns n' Roses), Bob Marley e Raul Seixas.
R.i.p., Les Paul.

4 comentários:

Trainsppotting disse...

Perdemos o Les e ganhamos mais um Bourbon Street Fest na faixa amanhã, sábado 15 hs no Parque do Ibirapuera/SP com fechamento dia 23 no mesmo local.
Nos dias de intervalo, mais shows fechados na casa.

Fernando Rodrigues disse...

Falando de morte: Realmente uma grande perda, porém essa marca nunca vai morrer!

Falando de vida: Queria morar em sampa pra ir neste evento do Bourbon!

Little Thin Jones disse...

Pode crer Fernandão. Les Paul é imortal, como o rock e o blues.

E eu também gostaria de morar em Sampa, pra ir nessa noitada!

Anônimo disse...

Não tem como negar a importância de Les Paul para ao aperfdeiçoamento da guitarra elétrica, mas os seus criadores, os que primeiro descobriram a eletrificação do som através de um corpo maciço foram os baianos Dodô e Osmar, em 1949. Ambos fizeram um instrumento elétrico chamado de Pau elétrico que não tinha um corpo de guitarra, mas tinha o princípio da eletrificação usado posteriormente na guitarra. O pau elétrico evoluiu para a chamada guitarra baiana, já com um corpo de guitarra e com afinação de bandolim. Isso foi em 1949. O les Paul Inventou a guitarra elétrica, mas ele não foi o primeiro a tirar um som elétrico a partir de um corpo sólido. Dodô e Osmar, baianos de Salvador é que foram os responsáveis por isso.