06 janeiro, 2011

Freddie King - Getting Ready


No meu período de ausência desse humilde blog, um dos guitarristas que mais admirei e mais ouvi foi Freddie King. Em termos de técnicas com as seis cordas, ele é disparado o mais talentoso dos 3 Kings (Freddie, B.B. e Albert). E um dos discos que mais ouvi dele foi o instrumental, chamado "Let's Hide Away and Dance Away With Freddy King", que já postei aqui e esse, que posto a seguir.

O disco, que basicamente é uma releitura de grandes clássicos do blues, foi gravado em 1970 no lendário estúdio da Chess Records e foi produzido por Leon Russel, do selo Shelter. O próprio Russel tocou piano em algumas faixas do disco.

Fica difícil escolher as melhores faixas, pois é o tipo de disco que deixo rolar do começo ao fim. Gosto de todas, mas vou listar alguns títulos importantes. A segunda faixa, de Elmore James, "Dust My Broom", é umas das poucas que ouvi ele tocando com violão. "Walking By Myself" é outra faixa excelente que ele toca com violão. A original é de Jimmy Rogers. Ouvi uma outra versão matadora dessa música com o virtuoso guitarrista Gary Moore. "Worried Life Blues" tem ótimos riffs e solos de guitarra e atualmente é o toque do meu celular. E pra finalizar, "Going Down", escrita por Don Nix e gravada inicialmente por Freddie. Esse é talvez o maior riff descente da história do blues.
Advertência: esse disco vicia.

Tracklist:

01. Same Old Blues
02. Dust My Broom
03. Worried Life Blues
04. Five Long Years
05. Key to the Highway
06. Going Down
07. Living on the Highway
08. Walking by Myself
09. I’‘m Tore Down
10. Palace of the King
11. Gimme Some Lovin’
12. Send Me Someone To Love


*Pérola garimpada do Garimpo do Rock.

4 comentários:

The Bluz disse...

Parabéns pela postagem, continua com firmeza o blog que muito bom!
Abração

Bruno disse...

Parabens pelo post! Very good! Vou aproveitar e deixar um video bem interesante que a galera do blog acho que vai aprovar.
http://bit.ly/amobilizacaovideo

flw!

Bento Les Padua disse...

Esse disco é muito bom mesmo. Aliás, fiquei fã do Freddie King já nos primeiros acordes de Hideaway - amor á primeira audição, eheheheh
Mudando um pouco de assunto, aproveitando que esse disco tem Dust My Broom, recomendo um post sobre Elmore James. Tenho escutado no carro o disco 17 do Blues Collection, que tem uma música que realmente me atingiu, me fez chorar, chamada "Something Inside Of Me". É o puro creme da expressão sentimental bluseira

Valeu!

Bento Les Padua

Anônimo disse...

Link off