23 janeiro, 2007

A Capital Brasileira do Blues

O mês de agosto é considerado o mês do blues no Brasil e tudo começou por causa do maior festival de blues já realizado no país: I Festival Internacional de Blues. Esse festival foi realizado em maio de 1989 na Cava do Bosque, com a presença de figuras como Buddy Guy, Junior Wells e Magic Slim. A partir daí a cidade conquistou o título de "Capital Brasileira do Blues”. Eu era apenas um garoto, muito provavelmente mais interessado em Jaspion e Changeman do que em blues. Mas sinto uma profunda tristeza em saber que esses grandes nomes passaram por aqui e eu não tive a oportunidade de ver seus shows.
Em 1990 o festival foi transferido para São Paulo, mas em 1993 volta para Ribeirão, agora com o nome de "Sesc n' Blues". E passa a acontecer todos os anos, menos em 94 e 96, mas a partir de 97 ele vira uma tradição da cidade.
Em 2006 ele ocorreu através de uma parceria entre o Sesc de Ribeirão Preto e de Bauru, reduzindo assim as despesas com as atrações. E elas foram: Big Time Sarah, Phil Guy (irmão de Buddy Guy), Bruce Ewan, Lancaster, Flávio Naves, Bruce Ewan, André Christovam Trio, Fernando Noronha, Black Soul, Blue Jeans , Greg Wilson e Banda, Eddie King e Irmandade do Blues, em 3 dias de apresenações.
Nesse festival tive a oportunidade de tirar uma foto ao lado de Phil Guy, fato que só ocorreu depois de tomar várias cervejas e alguma outra bebida que me foi oferecida por um cara que eu conheci lá mesmo, chamado Fuzzato. O que eu me lembro bem foi a bronca de Big Time Sarah (olhem a cara dela, no canto direito da foto), por ter subido no palco no decorrer da música, fato que desencadeou uma vaia geral das pessoas presentes. E até hoje eu não sei se foram direcionadas para mim, por ter subido no palco, ou se foram para ela, por ter interrompido a música para me falar algo como: "don't put your feets in my stage, your bastard!" ou quase isso.
Mas esse festival também foi marcante por ser a primeira vez que tive contato com algumas excelentes bandas nacionais. Bandas que realmente tocam um blues profissional. Com tempo ainda espero postar algo dessas bandas aqui no Blues Everyday. E que venha o "Sesc n' Blues 2007"!

Fonte: Livrevista

2 comentários:

Anônimo disse...

ae thin...
eu nun sabia dessa historia nao hein...
ahuahau
q comedia deve ter sido vc tomando bronca hein... huaha
mas valeu a pena...
grande abraco ae...

Anônimo disse...

ae thin...
eu nun sabia dessa historia nao hein...
ahuahau
q comedia deve ter sido vc tomando bronca hein... huaha
mas valeu a pena...
grande abraco ae...