12 janeiro, 2007

Muddy Waters

Nascido em 4 de abril de 1915, McKinley Morganfield ou Muddy Waters é considerado o pai do Blues de Chicago. Nascido em Rolling Fork, Mississippi, Waters começou a gravar em 1940. O nome artístico (em português, Águas Lamacentas) ele ganhou devido ao costume de quando criança brincar em um rio. A técnica de Waters é fortemente característica devido a seu uso da braçadeira na guitarra. Suas primeiras gravações pela Chess Records apresentavam Waters na guitarra e nos vocais apoiado por um violoncelo. Posteriormente, ele adicionaria uma seção rítmica e a gaita de Little Walter, inventando a formação clássica de Chicago blues.
Com sua voz profunda, rica, uma personalidade carismática e o apoio de excelentes músicos, Waters rapidamente tornou-se a figura mais famosa do Chicago Blues. Até mesmo B. B. King referiria-se a ele mais tarde como o “Chefe de Chicago”. Suas bandas eram um “quem é quem” dos músicos de Chicago blues: Little Walter, Big Walter Horton, James Cotton, Junior Wells, Willie Dixon, Otis Spann, Pinetop Perkins, Buddy Guy, e daí em diante.
As gravações de Waters do final dos anos 50 e começo dos 60 foram particularmente suas melhores. Muitas das músicas tocadas por ele tornaram-se sucesso: “I’ve Got My Mojo Working”, “Hoochie Coochie Man”, “She’s Nineteen Years Old” e “Rolling and Tumbling”, grandes clássicos que ganhariam versões de várias bandas dos estilos mais diversos.
Suas turnês pela Inglaterra no começo dos anos 60 marcaram provavelmente a primeira vez que uma banda pesada, amplificada, se apresentou por ali (certo crítico sentiu-se obrigado a sair de um show para escrever sua análise por achar que a banda tocava muito alto). As músicas de Waters inclusive exerceram grande influência nas bandas britânicas. O Rolling Stones tirou seu nome de “Rollin’ Stone”, de 1950, mais conhecida como “Catfish Blues”. Um dos maiores sucessos do Led Zeppelin, “Whole Lotta Love”, foi baseado em “You Need Love”, composta por Willie Dixon .
Muddy Waters morreu em Westmont, Illinois, aos 68 anos e está sepultado no Restvale Cemetery, Alsip, Illinois, perto de Chicago.
Fonte: Wikipédia


Muddy Waters - Got my Mojo Workin'
Muito legal a parte que ele canta: "Got my brrrrrrrr... working". O gaitista dá um show à parte.


Muddy Waters - Molde Festival Norway - 77
Muito boa essa música, mas não sei como se chama. O solinho clássico dele é executado pelo piano dessa vez.


Muddy Waters - Hoochie Coochie Man
O clássico maior. Buddy Guy na guitarra. Dispensa comentários.


Para download:


*Disco retirado do Muro do Classic Rock.

3 comentários:

Wesley disse...

cara o link foi removido

Little Thin Jones disse...

Já está ativo novamente. Obrigado por avisar, Wesley.

Barbara Moraes disse...

Olá, tem, como ativar de novo? parabéns pelo blog! Obrigada