19 abril, 2007

Sonny Terry & Brownie McGhee


Sonny Terry.



Saunders Terrell, mais conhecido como Sonny Terry, nasceu em Greensboro, na Carolina do Norte no dia 24 de outubro de 1911. Seu pai, um fazendeiro o ensinou as primeiras notas na harmônica quando ele ainda era jovem. Ele perdeu a visão de um dos olhos em um acidente quando tinha cinco anos e um outro acidente aos dezoito tiraria a visão quase completa do outro olho. Essa deficiência o impedia de executar os trabalhos na fazenda, então ele logo foi para as ruas, armado de suas harmônicas, para ganhar a vida. Terry desenvolveu seu próprio estilo de tocar, imitando trens e uivos de raposa.
Logo após a morte de seu pai ele conheceu Blind Boy Fuller, um dos pioneiros do Piedmont-style blues, e eles começaram a tocar juntos. Terry gravou com ele pela primeira vez em 1937, pela Vocalion Records. Essa parceria terminaria em 1941 com a morte de Fuller, e ele logo em seguida formaria uma nova parceria, agora com Brownie McGhee.


Brownie McGhee.

Walter "Brownie" McGhee nasceu em Kingsport, no Tennessee, no dia 30 de novembro de 1930. Quando criança contraiu poliomielite, o que incapacitou uma de suas pernas. Ele passou boa parte de sua juventude envolvido com a música, cantando no coral "Golden Voices Gospel Quartet". Aos 22 anos ele se tornou um músico viajante e nessa época conheceu Blind Boy Fuller, que influenciou profundamente sua maneira de tocar. Depois da morte de Fuller, J.B Long da Columbia Records fez com que McGhee adotasse o nome de seu tutor e ele passou a se apresentar como Blind Boy Fuller II. Porém o sucesso só viria em 1942, quando ele foi para Nove Iorque em companhia de Sonny Terry.




Sonny Terry & Brownie McGhee.

Brownie conheceu Terry na Carolina do Norte, em 1938, mas só viriam a gravar juntos em 1940. stava formada uma longa e duradoura parceria, que renderia muitos discos. Eles partiriam para Nova Iorque, onde a cena folk estava em ascensão. Lá eles trabalharam com Leadbelly, Josh White e Woody Guthrie. Entre 1942 e 1950, McGhee também trabalhou em sua própria escola de música, a "Home of the Blues, no Harlem. Depois do fim da Segunda Guerra, McGhee fez inúmeras gravações, com e sem Terry, para vários selo R&B como Savoy, Alert, London, Derby, Dot, e Harlem. Sonny Terry fez o mesmo, com gravações para os selos Jackson, Red Robin, RCA Victor, Groove, Harlem, Old Town, e Ember, muitas vezes com McGhee no violão.
Sonny Terry & Brownie McGhee estão entre os primeiros artistas de blues a excursionar pela Europa, durante a década de 50. Eles também viajaram com vários festivais de folk e blues, por toda América, Canadá e Europa, aparecendo em programas de tv e filmes. Eles só se separariam em 1970, para cuidarem de seus problemas pessoais. Terry continuou tocando e gravando até falecer em 1986. Brownie passou os próximos 10 anos tocando em festivais e gravando. Sua última aparição foi no Chicago Blues Festival de 1995, pouco antes de falecer, aos 80 anos, no dia 16 de janeiro de 1996.


Para Download:


SONNY TERRY & BROWNIE McGHEE:
Hometown Blues

Password:
bluestown











SONNY TERRY & BROWNIE MCGHEE
Midnight Special


Password: bluestown










SONNY TERRY & BROWNIE McGHEE
Backwater Blues


Password: bluestown










Caso queira fazer o download de outros disco de Sonny Terry & Brownie McGhee, não deixe de visitar o excelente blog Blues Town. Obrigado pelas pérolas, Nagiants.





Sonny Terry & Brownie Mcghee - Stranger's Blues

Minha música favorita deles, retirada do DVD American Folk Blues Festival. Sonny Terry manda muito bem no solo de gaita, com sua maneira única de tocar.




Sonny Terry & Brownie McGhee & Pete Seeger
Nesse vídeo Sonny Terry manda ver nos uivos e vocalizações ao mesmo tempo em que detona na gaita. Pete Seeger toca um banjo.




Sonny Terry & Brownie McGhee - Key to the Highway
Aqui eles tocam, na minha opinião, uma das melhores versões desse clássico do blues. Ainda no programa de Pete Seeger.





Sonny Terry & Brownie McGhee- Born And Livin' With The Blues

Uma bela canção, onde Sonny e McGhee são acompanhados pelo baixista Willie Dixon.