30 maio, 2007

Blind Blake

Nascido como Arthur Blake e conhecido como Blind Blake, esse bluesmen, assim como vários outros, tem sua vida cercada de mistérios e especulações. Pouco se conhece a seu respeito . A data, assim como o local de seu nascimento e de sua morte são desconhecidos. O que se tem registrado são suas gravações, feitas entre 1926 e 1932. Ele se mudou para Georgia no começo da década de 20 e trabalhou como músico de rua em várias cidades da Florida, Georgia e ohio. Suas primeiras gravações foram "Early Morning Blues" e "West Coast Blues" pela Paramount Records.
Samuel Charters escreveu em seu livro "The Blues Makers" que a música de Blake "Southern Rag", gravada em 1927, serve de base para uma versão alternativa sobre sua origem. Nessa música, Blake usa o dialeto Geechee, comum na região de Georgia Sea Islands, sugerindo assim que ele viesse de lá.
Blake era tão popular que a Paramount lançava pelo menos um, e às vezes vários discos com seu nome a cada mês. Quando suas vendas começaram a diminuir, ele fez contato com um grande amigo, George Williams, que o ajudou a montar o show "Happy-Go-Lucky". Blake tocou nesse show até 1931 e depois desapareceu da cena musical. Ele reapareceu em 1932 para gravar suas últimas músicas pela Paramount, pouco antes deles falirem. Dizem que suas últimas gravações foram as piores, devido a suas constantes bebedeiras. Ele gravou cerca de 80 canções durante esse período na Paramount.
Ele morreu cedo, aos 40 anos e pouco se sabe sobre sua morte. O bluesmen Reverend Gary Davis disse certa vez numa entrevista que ouviu rumores de que Blake havia morrido atropelado por um carro.

Para download:

Blind Blake - Ragtime Guitar's Foremost Fingerpicker

Password: eldiablotuntun.blogspot.com


Mais um excelente disco retirado do blog El Diablo Tun Tun.

4 comentários:

Marcus Mikhail disse...

Mais um dos muitos "Blinds" q o Blues conheceu. Parabéns pelo post.

Abraços !

Little Thin Jones disse...

Obrigado Marcus. Estou ouvindo muito "rag" ultimamente. Tanto que o próximo post será de outro Blind, que toca "rag" também.

Abraço!

Marcus Mikhail disse...

tem o Blind Boy Fuller que tbm anda por essa praia...

abraços

Little Thin Jones disse...

É verdade. O Fuller é o meu favorito deles. E foi o primeiro a aparecer por aqui.

www.blueseveryday.blogspot.com/2007/03/blind-boy-fuller.html

Abraço!