06 junho, 2007

Blind Willie McTell



Blind Willie McTell é mais um grande bluesmen entre os inúmeros Blind's. E assim como a maioria deles, toca ragtime. Porém ele se diferencia pelo uso de um violão de 12 cordas e por ter influências de southern blues, gospel e country. E também pelos bons modos e educação. Ele era um dos poucos bluesmen que sabia ler e escrever música em braile.
William Samuel McTell nasceu em Thomson, Georgia, cego de um olho. Ele perdeu a visão do outro olhon na infância, mas logo aprendeu a leitura braile. Ainda na infância, McTell demonstrou facilidade para a música, aprendendo a tocar em um violão de 6 cordas. Seus pais se separaram e ele se mudou para Statesboro com sua mãe.
Na sua adolescência, depois da morte de sua mãe, ele deixou sua casa e pegou a estrada. Aprendeu a tocar violão de 12 cordas, muito popular entre os músicos de Atlanta, e viajou sozinho, tocando em diversos shows, inclusive no famoso "John Roberts Plantation Show".
No ano de 1926 as gravadoras começaram a se interessar por cantores de folk e vários deles gravaram nessa época. Blind Lemon Jefferson do Texas, Charley Patton e Tommy Johnson do Mississippi, Peg Leg Howell e Blind Willie McTell de Georgia.
McTell gravou primeiramente pela Victor Records, mas suas gravações para a Columbia produziram seus maiores clássicos, como "Statesboro Blues", "Mama 'Tain't Long 'for' Day" e "Georgia Rag". Assim como a maioria do músicos da época, ele gravou por diversas gravadoras usando diferentes nomes, para escapar das cláusulas contratuais e não ficar preso somente a uma gravadora. Ele foi Blind Willie pela Vocalion, Georgia Bill pela OKeh, Red Hot Willie Glaze pela Bluebird, Blind Sammie pela Columbia, Barrel House Sammy pela Atlantic, e Pig 'n' Whistle Red pela Regal Records.
No começo da década de 1930 McTell tocou diversas vezes ao lado de Blind Lemon Jeferson. Em 1934 ele se casou com Ruth Kate Williams, com que gravou alguns duetos. Mesmo casado ele continuou viajando sozinho até arranjar um emprego fixo em um restaurante, o Pig n' Whistle Red, onde ele tocava os pedidos da clientela branca.
A partir da década de 1950, a saúde de McTell começou a enfraquecer devido a seu peso e problemas com diabetes. Porém ele não quis mudar seus hábitos alimentares e muito menos parar de beber, como fora recomendado. Ele morreu dia 19 de agosto de 1959, com uma hemorragia cerebral.
Em trinta anos de carreira ele gravou mais de cento e vinte músicas. Suas músicas foram regravadas por grandes nomes da música, como os Allman Brothers e Taj Mahal. Jack White, do White Stripes é outro que tem McTell como grande influência e já gravou um cover da música "Your Southern Can Is Mine". Bob Dylan já gravou uma música chamada "Blind Willie McTell", que diz em sua letra: "E eu sei que ninguém pode cantar blues / Como Blind Willie McTell".
Todos os anos na cidade de Thomson é realizado o "Blind Willie McTell Blues Festival", em homenagem ao grande bluesman nascido naquela cidade.
Acesse o site oficial do envento: Blind Willie McTell Blues Festival

Para download:

Blind Willie McTell - 1927-1933 The Early Years

Password: http://eldiablotuntun.blogspot.com



Nenhum comentário: