John Mayall nasceu em Macclesfield na Inglaterra, dia 29 de novembro de 1933 e cresceu ouvindo a coleção de jazz do pai, guitarrista. Logo em seguida descobriu o blues. Foi influenciado principalmente por Leadbelly, Albert Ammons, Pinetop Smith e Eddie Land. Aos 13 anos de idade começou a aprender piano, na casa do vizinho, de maneira autodidata, guitarra, que ele conseguia emprestada e gaita, comprando algumas de segunda mão.
Aos 15 anos de idade Mayall dá uma demonstração de sua personalidade e excentricidade, quando decide se mudar para uma casa na árvore, dizendo que prefere viver lá que dividir uma casa com sua família. Ele ganhou atenção nacional quando um jornal escreveu uma matéria sobre o fato. Ele viveu na árvore até seus 22 anos.
Em 1945, Mayall se matriculou numa escola de artes, onde aguçou ainda mais seu conhecimento no piano. Depois da escola de artes ele se juntou ao exército britânico e serviu na guerra da Coréia por três anos. Enquanto estava de licença no Japão, ele comprou sua primeira guitarra.
Mayall voltou a escola de artes em 1954 e lá conheceu o baterista Peter Ward. Eles formaram a banda Powerhouse Four em 1956 e tocaram em algumas festa, na região de Manchester. Tempos depois, quando Mayall lecionava música em um clube, ele conheceu o baterista Hughie Flint, com quem formou a banda Mayall's Bluesbreakers.
Numa noite, a Mayall's Bluesbreakers iria fazer a abertura de um show de Alexis Korner e Mayall acabou ficando amigo de Korner, que o incentivou a se aprofundar de vez no blues e se mudar para Londres, onde a cena musical estava em ebulição. Assim, logo após seu aniversário de 29 anos, Mayall se mudou para Londres, em janeiro de 1963.
Uma vez em Londres, Mayall começou os contatos para formar uma nova banda, que desta vez levava somente o nome de Bluesbreakers. Inúmeros músicos passaram pela banda, mas seu primeiro sucesso só foi alcançado graças a um guitarrista: Eric Clapton. Depois que Clapton deixou o Bluesbreakers para formar o Cream, em 1966, vários músicos notáveis passaram pela banda, como Peter Green, Mike Fleetwood, John McVie, Kal David e Mick Taylor.
No começo de 1970 ele aproveitou seu sucesso em solo americano e se mudou para Laurel Canyon, em Los Angeles.
Embora sua popularidade tenha se mantido, seus trabalhos da década de 70 não tinha a mesma qualidade das músicas da década de 60. Então no começo da década de 80 ele reuniu novamente uma dupla que tinha feito sucesso com ele: John McVie e Mick Taylor. Saíram então em turnê, tocando os grandes sucessos do início dos Bluesbreakers.
Hoje em dia, aos 73 anos, Mayall continua na ativa, tocando e gravando álbuns. Atualmente ele está em estúdio gravando um álbum chamado “The Freddie King Legacy”, uma homenagem do Bluesbreakers ao grande guitarrista de blues Freddie King. A previsão é que ele seja lançado na primavera americana desse ano.
Site oficial: www.johnmayall.com
Para download:
*Discos retirados dos excelentes blogs Negro como un blues e Fireball.
*Discos retirados dos excelentes blogs Negro como un blues e Fireball.
4 comentários:
Olá,
O álbum em homenagem ao Freddie King saiu com o nome de "In the palace of the king". Eu comprei o álbum e se você quiser posso disponibilizar as mp3s.."I'd rather be blind" ficou muito legal..
Ó p´ra ele aqui : http://rapidshare.com/files/29046716/JoMay_InThPaOfKi.rar
Com um enorme abraço "azul" de Portugal para todos vocês.
Pedro "Nónio" Nunes
WWW.MYSPACE.COM/BLUESMR
(a minha banda de Blues em Portugal, os Mr. Blues)
Thank you so much for these great albums. I love your blog ... Just great.
Thanks for the words, raggedy.
Postar um comentário