13 julho, 2007

Jake Leg Blues

Jake é uma bebida feita do extrato de um gengibre jamaicano (jamaican ginger extract), com um teor altíssimo de álcool etílico (de 70 a 85 %) e que era comercializado no início do século XX como um tônico medicinal para todo tipo de doença, o que evitava sua proibição pelas leis americanas. Por ser mais barato que o whisky, foi muito consumido pela parcela mais pobre da população americana. O jake vendido entre os anos de 1920 e 1930 não causava nenhum tipo de problema de saúde. Porém, na primavera de 1930, o Departamento do Tesouro Americano, que administrava as leis de proibição, reconheceu que ele estava sendo usado como uma fonte ilícita para o consumo de álcool e solicitou mudanças em sua fórmula para desencorajar seu uso. Esse novo jake era amargo e muito difícil de beber.
Foi então que uma dupla de químicos amadores, fabricantes de jake, trabalharam para desenvolver alguma substância que mudasse a fórmula, passasse pela lei, e que tivesse um paladar mais agradável. Estabeleceram o tri-orto-cresil fosfato (TOCP), que passou nos testes e manteve o jake agradável de se beber. O que els não sabiam é que o TOCP é um potente assassino de células do sistema nervoso. O resultado disso é que cerca de 50.000 pessoas , principalmente nos estados do sul, ficaram com membros paralisados, na maioria das vezes a perna e as mãos, por terem consumido jake. Em alguns casos a paralisia era temporária, mas quase todas as pessoas eram forçadas a caminhar mancando, com bengalas e outros tipos de apoio, estilo de andar que rapidamente ficou conhecido como "jake walk". Logo surgiram também as expressões "jake leg" ("perna de jake") e "jake foot" ("pé de jake").
O disco postado a seguir contém 17 músicas de vários artistas que relatam o uso do jake em suas letras e algumas fazem referência à epidemia de "jake leg" ocorrida na década de 30. As músicas são todas dessa época, com faixas de blues, ragtime, bluegrass e folk songs. Algumas faixas, como a instrumental "Limber Neck Rag" de Narmour and Smith, fazem uso de violino, outras são tocadas com harmônica, mas a maioria delas é tocada no estilo bootleneck (slide). Um grande disco, no melhor estilo "vintage blues".

Clique na imagem para fazer o download.


Disco garfado do excelente blog El Diablo Tun Tun. (By courtesy of Jeffreye)

2 comentários:

Fred Benning disse...

MUITO BOM MESMO,PARABENS BELO BLOG.
ABRAÇO FRED BENNING
www.musicaquemudouomundo.blogspot.com

Francisco disse...

Ótima blogagem.

Farei uma citação a ele em um artigo que estou escrevendo.

http://francisco-scientiaestpotentia.blogspot.com.br/2013/10/neuropatia-tardia-induzida-por.html