12 julho, 2007

Memphis Slim

John Len Chatman nasceu no dia 3 de setembro de 1915, em Memphis, no Tennessee. Ele dizia que se chamava Peter Chatman, nome que usava em honra ao seu pai, Sr. Peter Chatman. Mesmo depois de ser conhecido e ficar famoso como Memphis Slim, ele ainda assinava suas composições como Peter Chatman.
Memphis Slim foi muito sensato no início de sua carreira como pianista, ao receber os conselhos de Big Bill Broonzy, que dizia para ele encontrar seu próprio estilo, ao invés de apenas imitar seu grande ídolo, Roosevelt Sykes.
Nascido em Memphis, um ótimo lugar para iniciar uma carreira como bluesmen, ele logo se tornou muito conhecido por lá. Algum tempo depois, no final da década de 30, ele se mudou para Chicago e começou a realizar algumas gravações pela Okeh Records. Em seguida se juntou a Big Bill Broonzy, que era até então a força dominante da cena de blues local. Depois de tocar com Broonzy por alguns anos, ele decidiu seguir sua própria carreira, em 1944.
Depois do término da Segunda Guerra Mundial, Slim assinou com a Hy-Tone Records e gravou 8 faixas, que foram relançadas em 1947 pelo selo Lee Egalnick's Miracle. Depois de se juntar a sua antiga banda, o House Rockers, Slim compôs alguns de seus maiores sucessos, como "Lend Me Your Love" e "Rockin' the House." No ano seguinte Slim faria seu maior sucesso, "Nobody Loves Me", que ficou conhecida pelas versões de Lowell Fulson, Joe Williams, e B.B. King como "Everyday I Have the Blues".
Nos anos seguinte, Memphis Slim passou por diversas gravadoras, como Miracle, Peacock, Premium, Chess, Mercury, antes de assinar com a Chicago's United Records de 1952 a 1954. Este foi um período particularmente fértil para o pianista. Ele recrutou seu primeiro guitarrista permanente, Matt "Guitar" Murphy e antes do final da década de 50, gravou versões definitivas de seus maiores sucessos.
No ano de 1962 Slim saiu em turnê pela Europa ao lado do baixista Willie Dixon. Foi tão bem recebido por lá que se mudou definitivamente para Paris, onde continuou gravando e tocando em turnês, com status de bluestar (se existe rockstar, porque não bluestar?), um reconhecimento que ele não havia tido em sua terra natal.
Memphis Slim gravou mais de 20 discos com seu nome, tocou em outros inúmeros álbuns com outros artistas e influenciou toda uma geração de pianistas, com uma pegada forte no piano e uma voz poderosa. Ele morreu dia 24 de fevereiro de 1988, em Paris, França.


Memphis Slim - Rockin' The House

Memphis Slim toca um Boogie Woogie acompanhado de Willie Dixon. Música muito animada. Difícil manter o pé parado enquanto ouve.


Memphis Slim - Everyday I Have the Blues

Aqui Memphis Slim toca seu maior sucesso, em uma gravação para o American Folk Blues Festival, ao lado de Willie Dixon e Matt "Guitar" Murphy.


Memphis Slim - I'm Lost Without You

Essa música eu gosto muito. Ele toca acompanhado de seu parceiro Matt "Guitar" Murphy, que manda um solo incrível na guitarra.


Para download:



Password: 360grauss.blogspot.com


Password: bluestown




Password: reinodemondongo.blogspot.com



Discos retirados dos grandes blogs parceiros 360 Grauss, BLUES TOWN e Reino de Mondongo.


3 comentários:

F. Mondongo disse...

Hola, he visto que has enlazado un disco de mi blog, gracias por poner el origen del archivo, es algo que la gente no suele hacer.
Un saludo y suerte con el blog!

F. Mondongo
http://reinodemondongo.blogspot.com/

Little Thin Jones disse...

Hola Mondongo. Yo siempre pongo el origen de los disco en mi blog. Eso es algo muy importante.
Gracias por la visita. Se vuelve siempre.

utensilis disse...

Hola! He encontrado un concierto en vivo de Memphis Slim, te lo enlazo por si te interesa! http://www.youtube.com/watch?v=FJPmYmCb5XY&feature=endscreen