11 setembro, 2007

James Cotton

James "Jimmy" Cotton nasceu dia 1 de julho de 1935 em Tunica, no Mississippi e é o filho mais novo de uma família de oito irmãos. Seu apelido é Superharp.
Uma das lembranças mais antigas de Cotton é de sua mãe Hattie brincando com uma harmõnica, fazendo sons de trens e imitando galinhas. Ele ganhou uma harmônica como presente de Natal e logo aprendeu a imitar o trem e as galinhas. Nessa época ele acreditava ser os únicos sons que poderia tirar com a harmônica. As coisas começaram a mudar quando ele ouviu o programa de rádio King Biscuit Time, que tinha Sonny Boy Williamson (Rice Miller) como estrela. Ele então colou seu ouvido no falante do velho rádio e descobriu que sua harmônica podia muito mais. Depois desse dia Cotton e sua gaita se tornaram inseparáveis.
Pouco tempo depois Cotton já estava ao lado de Sonny Boy, que além de seu tutor na gaita, foi como um pai pra ele. Eles passaram a viajar juntos pelas cidades onde Sonny Boy tocava. Até que um dia Sonny Boy simplesmente abandonou a banda e a deixou nas mãos de Cotton, dizendo que iria se mudar para Milwaukee com sua esposa.
James Cotton começou então a ganhar destaque no cenário do blues e em 1955 ele entrou para a banda de Muddy Waters. Ele tocou ao lado de Waters músicas como "Got My Mojo Working" e "She's Nineteen Years Old". Waters comparava o jovem Cotton ao grande gaitista Little Walter.
Em 1966 James Cotton deixou a banda de Muddy Waters e saiu em turnê ao lado de Janis Joplin, já pensando em liderar sua própria banda. Esse desejo se concretizou um ano depois, em 1967, quando finalmente ele conseguiu montar a James Cotton Blues Band e passou a tocar todos os clássicos escritos por ele, como "Cotton Crop Blues", "Rocket 88" e "Hold Me In Your Arms". Nesse mesmo ano ele gravou dois álbuns ao vivo em Montreal e começou a trilhar seu caminho para se tornar uma lenda do blues.
Em 1970 ele gravou diversos álbuns para a Buddah Records e tocou no disco de Muddy Waters ganhador do Grammy de 1977, "Hard Again".
Em 1990 ele participou do disco "Harp Attack", ao lado dos maiores gaitista da época: Junior Wells, Carey Bell e Billy Branch.
Em 1994 ele fez uma cirurgia na garganta, o que não foi suficiente para afastá-lo dos palcos, pois pouco tempo depois ele estava novamente tocando com sua banda. Nesse mesmo ano ele se mudou para Memphis.
Já em 1996 ele ganhou o Grammy de melhor álbum de blues tradicional com o disco "Deep In The Blues". Seu último disco, lançado em 2004 se chama "Baby, Don't You Tear My Clothes" e surpreendeu a todos os seus fãs, pois além do blues tradicional o disco contém faixas de country e bluegrass.
Atualmente ele continua fazendo shows e em seu site oficial consta uma agenda cheia até junho de 2008! Vale a pena conhecer e ouvir, pois é um dos poucos e verdadeiros bluesmen vivos até hoje.

Para download:
*Discos do blog Blues Town

James Cotton - Mighty Long Time

Blues Link 1

Blues Link 2
Password - bluestown.blogspot.com










James Cotton - Cut You Loose

Blues Link
Password - bluestown.blogspot.com










James Cotton - Deep In The Blues

Blues Link 1

*Cortesia do Ser da Noite

Um comentário:

Aponcho disse...

James Cotton - Deep In The Blues
Mi disco favorito de blues!
Excelente blog, felicitaciones