25 fevereiro, 2008

Screamin' Jay Hawkins

Jalacy Hawkins, mais conhecido como Screaming Jay Hawkins é talvez o mais folclórico bluesman de todos os tempos. Não só pela aparência, mas pelas performances inusitadas nos palcos.

Hawkins nasceu em Cleveland, Ohio no dia 18 de julho de 1929. Ele foi boxeador em sua juventude e chegou a ganhar o cinturão dos médios amadores no Alasca em 1949. Ele também serviu o exército americano na Segunda Guerra e na Coréia e retornou de lá depois que uma granada explodiu bem próximo a ele. Mas a música reservaria melhor sorte a ele.

Hawkins começou sua carreira musical tentando ser cantor de ópera. Como não teve sorte nessa primeira empreitada, decidiu mudar de estilo e aprendeu a tocar piano, tocando inicialmente com o veterano do jazz Tiny Grimes. Algum tempo depois se aventurou em carreira solo e o sucesso veio até ele.

Em 1956 ele gravou pela Okeh seu maior sucesso: "I Put a Spell On You". Ele havia imaginado primeiramente uma melodia melosa para a música, como uma balada. Mas após uma noite de muita bebedeira, ele tentou um novo estilo, gritando e grunhindo. Gostou tanto que nunca mais mudou a maneira de cantar. Seus shows se tornaram apresentações bizarras, com caixões, aranhas falsas, fogos de artifício e um cajado com uma caveira enfiada nele, chamada Henry. Uma clássica aparência voodoo.

A vida de Screaming Jay Hawkins, além do sucesso, é cercada por alguns mistérios. Alguns dizem que ele tem mais de 70 filhos, com diferentes mulheres. Ele também diz que no dia que gravou seu mais famoso single, ele e seus músicos estavam tão bêbados que mal se recorda das gravações. E alega ter se alistado no exército com apenas 13 anos de idade, usando documentos falsos e que foi enviado ainda adolescente para o front de batalha.

Histórias à parte, é certo que esse figura escreveu seu nome na história do blues. E nos deixou uma frase muito interessante que diz:
"Eu vim para este mundo negro, nu e feio. E não importa o quanto eu acumularei aqui, é uma curta viagem. Vou sair deste mundo negro, nu e feio. Então eu aproveito a vida."


Para download:

Screamin' Jay Hawkins - I Put a Spell On You



Screamin' Jay Hawkins - I Shake My Stick At You



*Discos garfados dos blogs Na onda do samba rock e Telhados do Mundo, respectivamente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Screamin Jay Hawkin they broke the mould after he was born, what an artist.great to put on when you need something different to listen to.


Great post


Rhod

BlackSpring disse...

Awesome post. I love Screamin Jay and I didn't have the "I Shake My Stick At You" album. Thanks a lot.

Cheers