17 junho, 2008

Morre Bo Diddley, um dos pioneiros do rock

O pioneiro do rock 'n' roll Bo Diddley, que influenciou roqueiros de Buddy Holly ao U2, morreu na segunda-feira, 2 de junho, aos 79 anos.
Diddley morreu de falência cardíaca em sua casa em Archer, Flórida, disse em comunicado à imprensa a agência que o empresariava, a Talent Consultants International.
"Um dos pais fundadores do rock'n'roll deixou o edifício que ajudou a construir", disse o comunicado.
Bo Diddley sofreu um acidente vascular cerebral durante um show no Iowa em maio do ano passado e foi hospitalizado em Omaha, Nebraska. Em agosto do ano passado, sofreu um ataque cardíaco na Flórida.
Em uma carreira que cobriu mais de cinco décadas, ele compôs um conjunto substancial de clássicos do rock, incluindo "Who Do You Love", "Bo Diddley", "Bo Diddley's a Gunslinger", "Before You Accuse Me", "Mona", "I'm a Man" e "Pretty Thing".
Ele os tocava em uma guitarra retangular que era sua marca registrada, em muitos casos ao ritmo de sua "batida Bo Diddley", semelhante à da rumba, que conferiu uma base rítmica poderosa ao rock'n'roll.
Ao lado de contemporâneos como Chuck Berry e Little Richard, Bo Diddley fez parte de um grupo pioneiro de artistas negros que atravessaram a divisão racial americana para criar música que agradava ao público branco e era imitada por artistas brancos.
Embora Diddley tenha gravado relativamente poucos sucessos que lideraram as paradas, sua participação fundamental nos anos de formação do rock foi reconhecido quando ele foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll, em 1987, e com o Grammy que recebeu em 1998 pelo conjunto de sua obra.
Em entrevista que deu ao The Sydney Morning Herald em março de 2007, Diddley insistiu que era o verdadeiro pai do rock, dizendo: "Little Richard veio dois ou três anos mais tarde, ao lado de Elvis Presley. Em outras palavras, eu fui o primeiro."

Nos últimos anos, Bo Diddley continuava a fazer turnês e gravar discos porque, entre outras razões, dizia que precisava do dinheiro.
Para conhecer a história de Bo Diddley, clique no link abaixo:



Abaixo alguns vídeos da lenda:

Bo Diddley - Bo Diddley

Uma de suas primeiras aparições na tv, antes mesmo de adotar a guitarra retangular. Note que o som de sua guitarra soa estranho até nos dias de hoje.


Put the Rock in the Rock n Roll

Nesse vídeo ele toca com uma banda enorme, com metais e gaita. John Mayall está em um dos teclados.


A última entrevista

Aqui Diddley explica um pouco sobre o tremolo que usava na guitarra. Essa foi sua última entrevista registrada em vídeo.