04 outubro, 2011

Arthur (Big Boy) Crudup - Rock Me Mama


Mais uma compilação de grandes sucessos, dessa vez de um artista que ficou mais conhecido através de outro grande cantor: Elvis Presley.

Elvis era fã declarado de Arthur e chegou a regravar algumas de suas canções, entre elas "That's All Right", "My Baby Left Me" e "So Glad You're Mine". Por conta desses covers, Crudup chegou a ser rotulado de "pai do rock". Raul Seixas, célebre fã de Elvis disse certa vez: "Praticamente o rock’n'roll começou em 41 com um cara chamado Arthur ‘Big Boy’ Crudup, que fez a cabeça de uma criança chamada Elvis Presley. Esse rapaz pela primeira vez na história transformou o blues em rock’n'roll."

Crudup tem um estilo bastante primitivo de tocar o violão e uma voz bem estridente e potente. Mesmo assim possui um ritmo excelente e um bom senso de musicalidade.

Minhas músicas preferidas desse disco são "Death Valley Blues", "Mean Old Frisco Blues" que conheci através da versão de Brownie McGhee, "Cool Disposition", música em que ele é acompanhado pelo que me parece ser um washboard, e as mais famosas "Rock Me Mama" e "So Glad You're Mine".

Tracklist:

1. Black Pony Blues
2. Death Valley Blues
3. Kind Lover Blues
4. If I Get Lucky
5. Give Me A 32-20
6. Mean Old Frisco Blues
7. Raised To My Hand
8. Cool Disposition
9. Who's Been Fooling You
10. Rock Me Mama
11. That's Your Red Wagon
12. So Glad You're Mine
13. Boy Friend Blues
14. Crudup's After Hours
15. I Don't Know It
16. Chicago Blues

Nenhum comentário: