Esse é um dos meus artistas favoritos, que fazia o verdadeiro blues de raiz. Chester Arthur Burnett , mais conhecido como Howlin' Wolf nasceu em White Station, perto de West Point no Mississippi em 10 de junho de 1910. Quando jovem tinha o apelido de Pé Grande (Big Foot) devido ao seu enorme tamanho.
Durante a difícil infância ele apanhou muito. Sua mãe, muito religiosa, o jogou pra fora de casa por se recusar a trabalhar na fazenda quando ainda era apenas uma criança. Quando tinha 13 anos ele andou 75 milhas a pé para encontrar seu pai, onde finalmente encontrou um lar feliz. No auge do sucesso ele retornou de Chicago para sua cidade a fim de reencontrar sua mãe, mas ela recusou qualquer dinheiro ou ajuda dele, alegando que ele tocava "música do diabo".
Trabalhou no campo durante a década de 30, vindo a servir no exército americano na Segunda Guerra.
Wolf aprendeu a tocar guitarra com Charley Patton e Sonny Boy Williamson (Rice Miller) o ensinou a tocar gaita. Suas primeiras gravações são de 1951, quando assinou simultaneamente com Leonard Chess, da Chess Records e com os irmãos Bihari da Modern Records. A Chess lançou o disco "How Many Years" em agosto de 1951 e ele gravou pela Modern entre o fim de 51 e o início de 52. Posteriormente a Chess iria a vencer a guerra pelo cantor e Wolf viria a se estabelecer em Chicago, Illinois. Começou então a tocar com Hubert Sumlin (na foto, ao lado de Wolf), guitarrista que com seus solos viria a completar a voz forte de Wolf.
No meio dos anos 50 ele lançou as músicas "Evil" e "Smokestack Lightinin". Ambas viraram hits clássicos do blues / R&B.
Wolf lançou em 1962 o álbum "Howlin' Wolf", um dos mais famosos e influentes álbuns de blues já lançados, conhecido pela ilustração na capa, de um violão encostado numa cadeira de balanço. Em 1965 ele apareceu num programa de tv chamado Shindig junto com os Roling Stones.
Em 1971, Wolf e seu guitarrista de longa data Hubert viajaram a Londres para gravar o álbum "Howlin' Wolf London Sessions LP". Vários artistas de blues/rock britânicos da época tocaram ao lado de Wolf nesse álbum, como Eric Clapton, Ian Stewart, Bill Wyman e Charlie Watts. Ele gravou seu último álbum pela Chess Records em 1973, chamado "The Back Door Wolf".
Ao contrário de muitos outros artistas de blues da época, depois de passar uma infância pobre e iniciar na carreira musical, Wolf sempre foi bem sucedido financeiramente. Ele dizia que era o único homem que foi do Delta pra Chicago dirigindo seu próprio carro e com quatro mil dólares no bolso.
No alto de seus 1,98 m e 130 Kg, ficou marcado como uma das mais graves e memoráveis vozes entre todos os clássicos cantores de blues da década de 50. Howlin' Wolf, Sonny Boy Williamson, Little Walter e Muddy Waters freqüentemente são apontados como os maiores artistas de blues que gravaram pela Chess Records em Chicago. Em 2004 a revista Roling Stone colocou Wolf em 51º lugar na sua lista dos "100 Maiores Artistas de Todos os Tempos".
Ele morreu em 10 de janeiro de 1976 e foi enterrado no Oak Ridge Cemetery, em Hillside, Cook County, Illinois e em sua lápide tem a imagem de um violão e de uma harmônica.
Howlin' Wolf no programa Shindig
Nesse vídeo dá pra ter noção da estatura de Wolf. Era um cara enorme mesmo! A graita fica pequena na mão dele.
Howlin' Wolf - Shake It For Me
Uma das melhores músicas dele na minha opnião. Nesse vídeo além de seu fiel escudeiro Hubert Sumlin, ainda temos Willie Dixon no baixo, Cliftons James na bateria e Sunnyland Slim no piano, a banda clássica do Americand Folk Blues Festival. Perfeito!
Howlin' Wolf - May I Have a Talk With You
Video gravado no mesmo local do anterior. Excelente música onde Wolf mostra o significado da expressão "feel the blues".Queria ter oportunidade de beber do mesmo whisky que ele bebeu.
Howlin' Wolf - Evil
Vídeo colorido, onde Howlin' Wolf está mais comportado, mas com a mesma alegria de sempre.
19 janeiro, 2007
Howlin' Wolf
Postado por Little Thin Jones às 12:09 PM
Marcadores: Biografias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Fala Jones...
Obrigado pelo elogio ao texto sobre o Robert Johnson..foi um dia realmente marcante para mim !!!
Qto ao colocar os links na lateral do blog é simples...tente primeiro mudar para o Blogger, ou blog beta , q é muito mais fácil editar o modelo e as opções...eu também não entendo muito dehtml mas edito fácil por lá... me mande um e-mail que te passo como ficam as telas para edição ok ?
E como vc faz para deixar a imagem do youtube no blog ??
até +
Marcus
marcusmikhail@gmail.com
Fala Jones...
Obrigado pelo elogio ao texto sobre o Robert Johnson..foi um dia realmente marcante para mim !!!
Qto ao colocar os links na lateral do blog é simples...tente primeiro mudar para o Blogger, ou blog beta , q é muito mais fácil editar o modelo e as opções...eu também não entendo muito dehtml mas edito fácil por lá... me mande um e-mail que te passo como ficam as telas para edição ok ?
E como vc faz para deixar a imagem do youtube no blog ??
até +
Marcus
marcusmikhail@gmail.com
Postar um comentário