12 abril, 2007

Caricaturas do blues 06


Caricatura de Big Bill Broonzy, feita por Bira Dantas e autografada por B.B. King. E a história do dia em que Bira encontrou King:

"Ele ia se apresentar aqui em Campinas, na Pachá, lá por 1995. Peguei todos discos e fotos que tinha do Rei, e me coloquei a rabiscar. O Dálcio, cartunista de Campinas, que dividia estúdio comigo na época ainda me convenceu a distorcer mais:
-Esse negrão é muuuuito gordo, óia só.
Terminei a carica, enquadrei e fui pro show. Os seguranças disseram que era melhor deixar o quadro no camarim pra que eu pudesse entrar depois do show. Fiz isso. Assim que vi o velho B.B. entrar no palco, me arrependi da caricatura. Ele tinha emagrecido uns 50 Kg (deve ter sido prescrição médica). Passei o show em dúvida se entregava ou não. Resolvi entregar. No andar de baixo estava a banda comendo uma feijoada completa, com direito a bisteca, ovo frito, pururuca e todo o resto. Lá em cima, B.B.King estava sentado à uma mesa, sozinho, onde degustava um sanduíche de peito de peru, com salada, frutas e suco. Quando dei o quadro, foi uma risada só. Ele agradeceu, colocou-a na cadeira ao lado da sua e me perguntou:
-Você é humorista? Mais risos. Respondi que sim.
Mostrei outras caricaturas de blueseiros e disse que tinha a idéia de transformar em livro. Perguntei se ele escreveria alguns textos pra esse livro. Ele pacientemente olhou tudo, e ao ver a do Big Bill Broonzy, disse: Se você quer agradar ao público em geral, faça como essas todas debochadas. Mas se quiser agradar aos caricaturados, faça como esta, e eu assino embaixo. E autografou."

Texto retirado do blog de Bira Dantas

Nenhum comentário: