22 maio, 2007

Robert Crumb - Blues

Robert Crumb é um ilustrador nascido na Filadélfia em 30 de agosto de 1943.
Ele é um cara magro, franzino e tímido. Sua família, problemática. Seu pai batia em todos dentro de casa, seu irmão mais velho cometeu suicídio, o mais novo sai nas ruas com uma cuia pedindo esmolas e teve um ataque epilético ao tentar "xavecar" uma garota.
Por isso nas suas histórias estão frustrações, crises existenciais, drogas, inconformismo e, sobretudo, seu relacionamento com as mulheres. Publicou desenhos no jornal da escola. Mas foi na década de 60 que Crumb detonou os quadrinhos undergrounds (comix) com a revista Zap Comix. A Zap publicou os principais desenhistas da época. Depois trabalhou na revista Help, de Harvey Kurtzman, onde publicou um de seus personagens mais conhecidos - Fritz, the Cat. Um gato mulherengo, bêbado, drogado e revolucionário. Ele ainda criou outros inúmeros personagens, muitos deles sob efeito do LSD. Seus personagens não tem uma personalidade definida e muitas de suas histórias são auto-biográficas. E quando não são, servem de válvula de escape para seus desejos mais sórdidos e sujos.
Atualmente Robert Crumb mora no sul da França e quase não desenha mais. Toca numa banda chamada Cheap Suit Serenaders. Ouve cajun music e folk. Coleciona discos de 78 rotações dos pioneiros do blues e do jazz e músicas das décadas de 20 e 30 do Caribe e do norte da África. "Não ouço nada que não tenha sido gravado antes de 1940. As mídias estragaram tudo", diz sempre.
Ele já lançou um "card set" somente com retratos dos grande bluesmen, chamado "Heroes of the Blues", que pode ser conferido aqui.



Blues - R. Crumb

Esse livro foi lançado no Brasil pela Editora Conrad e reúne todas as HQ's musicais de Crumb e as capas de discos, anúncios e cartazes que ele fez nos últimos 40 anos.
Uma das histórias, chamada "Patton" fala de um bluesman que fez um trato com o diabo, bebia muito, bateu e apanhou de muitas mulheres e gravou alguns dos maiores blues de todos os tempos. É um retrato da vida de Charley Patton.
A parte do livro que contém as capas de disco é outro destaque. A capa para o disco "Cheap Thrills" da banda Big Brother & The Holding Company, que contava com Janis Joplin nos vocais, é a mais famosa delas. Outra capa interessante é do álbum "Trucking My Bluesaway" de Blind Boy Fuller, que já foi postado aqui, no Blues Everyday.
Ele também conseguiu traduzir para os quadrinhos a música "Purple Haze" de Jimi Hendrix, desenhando todas as viagens presentes na letra da música.
O livro pode ser baixado por completo no site da HQ Digital.
Confira abaixo algumas páginas.


Clique para ampliar.




8 comentários:

Anônimo disse...

Carambaaaaaaaaaaaaa...Crumb é tudo de bom!!!!
Obrigada novamente!
Estou ficando viciada nesse blog!
sucesso!

Marlon Vasconcelos disse...

Teu Blog é porreta!!!
Vou colocar um link lá no HQ Digital, ok?

Um abraço!! ;-)

Anônimo disse...

I know your blog, is very intesanting, congartulations.
I have the blues everyday, Everyday I have your blog.
Thank you for your words about my blog.
I have a link for your blog. Look at.
Nice to meet you.
Bye
Bluessyndicate.blogspot.com

Anônimo disse...

Your blog is very good! Thank you very much.
You can found lot of news about jazz and blues/ www.jazzbluesclub.com
New place for really bluesmans!
Enjoy!

Anônimo disse...

Podem conseguir a trilha sonora do Documentario Crum (1994)
Valeu
PS:Muito bom esse blog.
Abração
Vagner

Anônimo disse...

Puta cara, a sua descriçao do cara foi péssima, começando por alcunhá-lo por ilustrador, foda, e tem varias paradas erradas. Como você diz que o cara quase não desenha mais? coloco a minha mão no fogo que o cara desenha bem sim, não tem como para de uma hora para outra!

Little Thin Jones disse...

Pedro, vou começar dizendo que adoro receber críticas. É um sinal que tem alguém lendo. Obrigado por escrever.
Agora sobre o Crumb, eu sinto não ser o dono da verdade, mas todo texto que escrevo aqui é fruto de uma pesquisa prévia. Não sei de outra definição para seu trabalho. Talvez cartunista. Mas em seu site oficial e no Wiki, se referem a ele como ilustrador, o que me faz crer que seja a melhor definição.
E sobre desenhar, atualmente ele está trabalhando muito em um projeto de longo prazo, que ilustra o livro de Gênesis.

Obrigado novamente pelo comentário. Abraço!

Anônimo disse...

Olá,
Parabéns pelo Blog....gostaria de convidá-lo a visitar o nosso....minervapop.blogspot.com
Valeu!
Anselmo - SP