06 janeiro, 2011

Tommy Johnson

Tommy Johnson foi um dos mais influentes artistas de Blues que trabalhou no Mississippi Delta nos anos 20 e 30. Somente os famosos bluesman Charley Patton e Son House superaram em respeito e popularidade e tiveram um maior impacto do que Tommy Johnson. Com uma voz
de corpo e alma poderosa que podia se revestir de um assustador falsete e um estilo forçado de guitarra, embora um tanto limitado, evocava fragmentos das figuras do Blues, Tommy Johnson sem dúvida ajudou a definir o som dos primórdios do Delta Blues.

Se ele tivesse gravado mais - ele fez apenas uma dúzia de gravações durante a sua carreira - o seu status como um dos pioneiros do Blues sem dúvida nenhuma seria bem maior hoje entre os admiradores do estilo. Muito do legado e fama de Tommy Johnson vem de suas apresentações ao vivo. A sua performance em cima dos palcos era única e se caracterizava pela grosseria contra as mulheres, o seu assustador flerte com o demônio e principalmente a sua capacidade em beber tudo o que aparecesse pela frente (quando o uísque não estava disponível, Johnson bebia álcool desnaturado e até liquido para polir sapatos).

Tommy Johnson repetidamente afirmava aos amigos e admiradores que o seu talento para o Blues seria resultado de um pacto com o diabo, onde ele vendeu a sua alma para o capeta em troca de talento. As suas performances no palco ajudava a confirmar essa história, as vezes Tommy Johnson tocava com a guitarra atrás de seu pescoço e costas, parecendo possuído pelo demônio realmente.
Tommy Johnson promoveu um impacto profundo na carreira de Howlin' Wolf.

Quando ele atingiu a adolescência, aprendeu de maneira rudimentar os primeiros acordes de guitarra e foi para a região norte do Delta, onde conheceu Patton e o amigo de muitos anos e parceiro musical Willie Brown. Ambos exerceriam uma influência imediata em Tommy Johnson na sua maneira de tocar e cantar o Blues. Rapidamente começou a trabalhar com eles na região do Delta.

No final dos anos 1920, Tommy Johnson trabalhou com Charlie McCoy, Ishman Brady e Rubin Lacy em Jackson na área do Mississippi. Entre 1928 e 1930 ele gravou para os selos Victor e Paramount. Nessas gravações foram imortalizados verdadeiros clássicos do blues como "Big Road Blues" e "Canned Heat Blues", esse último som uma autobiografia sobre a sua luta contra o álcool. A banda Canned Heat inclusive, tirou o nome do grupo dessa música.

Tommy Johnson morreu em 1956 aos 60 anos de idade, após sofrer um ataque cardíaco. Ele entrou para o Blues Foundation's Hall of Fame em 1987.


Para download:


Tommy Johnson - Complete Recorded Works

Password: mississippimoan


*Disco retirado do blog Mississippi Moan


Com esse texto, retirado do excelente blog
Blues de Raiz, do meu amigo Spider, o Blues Everyday renasce. Obrigado ao meu irmão, Bento Les Pádua e ao Joanatan, da banda The Bluz, pela força.
Um 2011 de muito blues a todos!

2 comentários:

Bento Les Padua disse...

Valeu bro! Eu é que agradeço por ter me apresentado o blues, que agora corre nas veias!
Parabéns pelo blog.
E as próximas jams em RP terão novos blues, aguarde!
abraço
Bento Les Pádua

The Bluz disse...

Desculpa não ter prestado atenção em seu comentário antes... mas eu que agradeço poder ter a The Bluz divulgada nesse blog maravilhoso!!
Tudo de bom em sua vida!