01 novembro, 2007

Jimmy Dawkins - O "Fast Fingers"

James Henry "Jimmy" Dawkins nasceu no dia 24 de outubro de 1936 em Tchula, no Mississippi. Quando ainda era garoto sua família se mudou para Pascagoula, onde seu pai trabalhava em navios de guerra. Sua mãe deu a ele o primeiro violão em 1952. Na época ele já ouvia Guitar Slim e Earl King.
Em julho de 1955 ele se mudou para Chicago, onde arranjou emprego numa fábrica de caixas. Dois anos depois de se mudar, Jimmy comprou sua primeira guitarra e um amplificador. Começou então tocando numa esquina, acompanhado do gaitista Lester Hinton.
Jimmy conheceu Willie Dixon em 1957, que o chamou para várias sessões de gravação com Walter Horton, Johnny Young e Wild Child Butler. Nessa época ele abandonou o trabalho na fábrica.
Ele tocou em discos como de vários artistas Koko Taylor, Eddie King, Jimmy Rogers, entre outros. Mas só em 1969 conseguiu lançar seu primeiro álbum "Fast Fingers", considerado um dos seus melhores trabalhos e que lhe rendeu o apelido. Disse Dawkins: "Eu estava com dificuldades para aprender a música 'Funky Broadway', e pedi pro Magic Sam me ajudar. Ele disse pra eu levar umas latinhas de cerveja que me ajudaria. Quando cheguei na casa dele com as cervejas, o Sam se lembrou que o Bob Koester (da gravadora Delmark) estava me procurando, então entramos no carro e fomos até lá. E foi assim que assinei o contrato do meu primeiro disco - porque não conseguia aprender uma música."
Em 1971 a Delmark lançou seu segundo disco, "All For Business", que contava com o vocalista Andrew "Big Voice" Odom e o guitarrista Otis Rush.
Jimmy saiu então em turnê pela Europa ao lado de Gatemouth Brown, Otis Rush e Sunnyland Slim, freqüentemente gravando novos álbuns.
Em 1995 ele recebeu três nomeações ao Prêmio W.C. Handy, nas categorias de Melhor Instrumentista de Blues - Guitarra, Álbum de Blues Comtemporâneo do Ano (Blues And Pain de 1994), e Música de Blues do Ano ("Fool in Heah").
Ele lançou ao todo 19 álbuns, sendo o último deles "Tell Me Baby", de 2004.




Para ouvir:


Jimmy Dawkins: Tribute to Orange


Password: bluestown












Jimmy Dawkins - Kant Sheck Dees Bluze















Jimmy Dawkins - American Roots: Blues














*Discos retirados dos blogs Blues Town e Fireball

Nenhum comentário: