06 novembro, 2007

Charley Patton

Charlie Patton, também conhecido por Charley Patton é considerado um dos primeiros bluesman a fazer sucesso no blues e um dos pioneiros do estilo Delta Blues.
Patton nasceu em Hindy County, no Mississippi em abril de 1891. Em 1900 sua família se mudou 100 milhas ao norte da lendária Dockery Plantation, uma plantação de milho e extração de madeira com 10.000 acres, conhecida pelo tamanho e por ser o berço dos maiores nomes do Delta Blues. Nasceram ou moraram nessa fazenda, além de Patton, Robert Johnson, Howlin' Wolf, David "Honeyboy" Edwards, Son House, Willie Brown e outros inúmeros nomes menos conhecidos. Foi nessa época que Patton conheceu Henry Sloan, que veio a ser seu tutor no violão e tinha um estilo diferente de tocar, que pode ser considerado antecessor do blues. Charley Patton acompanhou Sloan até seus 19 anos, época em que começou a compor suas canções, entre elas a famosa "Pony Blues", que se tornou um ícone da época. Ele usava com freqüência o slide, estilo que o destacou no Delta Blues e suas letras não tratavam apenas de relacionamentos amorosos mal-sucedidos. Ele também falava sobre prisão (High Sheriff Blues), a natureza (High Water Blues) e a moralidade (Oh Death).
Patton se tornou extremamente popular no sul dos EUA, e diferentemente da maioria dos músicos de blues itinerantes, ele freqüentemente era convidado para tocar em fazendas e tavernas. E muito antes de Jimi Hendrix impressionar as platéias com suas performances, Charley Patton já fazia seu show e agitava a platéia tocando o violão entre suas pernas, por trás da cabeça e nas costas. Apesar de ser um homem com pouca estatura, sua voz, curtida em muito whisky e cigarro, podia ser ouvida de longe, sem amplificação. Esse estilo de cantar também pode ser observado na voz de um de seus célebres alunos: Howlin' Wolf.
Suas primeiras gravações foram feitas em junho de 1929 para o selo Paramount. Devido ao grande sucesso, quatro meses depois ele foi novamente convidado a gravar pelo selo.
Ele também definiu o estilo de vida do blueman do delta: bebia e fumava excessivamente, dizia que teve um total de oito esposas, foi preso pelo menos uma vez e viajava com freqüência, nunca ficando por muito tempo no mesmo lugar.
Charley Patton morreu em abril de 1934 de problemas cardíacos, embora alguns rumores apontavam como assassinato. Ele fez um retrato de sua vida na canção "Elder Green Blues": "I like to fuss and fight/Lord, and get sloppy drunk off a bottle and ball/And walk the streets all night."

Rosetta Patton Brown, a única filha viva de Charlie Patton, em frente ao quintal de sua casa em Duncan, Mississipi, exibindo uma cópia da única foto conhecida de seu pai.

Leia também: A colherada de Charley Patton: Spoonful Blues, no blog Blues Masters.


Para ouvir:

Charley Patton - Founder of the Delta Blues

















Charley Patton - It Won't Be Long

Link 1
Link 2

Password - bluestown.blogspot.com










Discos retirados do Merlin in Rags e do Blues Town.

4 comentários:

Anônimo disse...

Apesar de falecido,ficou uma obra interresante.

Unknown disse...

Obrigado Thin pelo link do meu artigo !

abraço

Anônimo disse...

MediaFire says: "Invalid Quickkey."
Any chance to get it back?

Little Thin Jones disse...

The link now is ok. Thanks.