04 junho, 2009

Morre Koko Taylor, a Rainha do Blues

Morreu na tarde de ontem, dia 03, em Chicago nos EUA, aos 80 anos, a Rainha do Blues. Koko Taylor sofreu complicações após passar por uma cirurgia para corrigir um sangramento intestinal.

No dia 7 de maio desse ano, Koko recebeu seu 29º Blues Music Award, como artista feminina de blues tradicional do ano, que a tornou a cantora com o maior número de prêmios de todos os tempos. Em 2004 ela recebeu o NEA National Heritage Fellowship Award, que está entre as mais altas honras dadas a um artista americano. Seu último cd Old School foi indicado ao Grammy, mas não levou o prêmio. Oito dos nove discos gravados por ela pela Alligator Records receberam indicações ao Grammy.

Koko Taylor foi uma das poucas mulheres de sucesso no universo do blues, tendo se apresentado ao lado de grandes nomes como Buddy Guy, Junior Wells, B. B. King, Muddy Waters, Howlin' Wolf, assim como grandes do rock como Jimmy Page e Robert Plant.

Mais uma lenda do blues que nos deixa. Abaixo o vídeo de sua apresentação feita no tributo à Muddy Waters, onde ela cantou "I'm Ready". Koko, descanse em paz.




Conheça a biografia de Koko Taylor.

*Dica do sempre atento Big Zoo Novaes.

2 comentários:

Nix disse...

Opa,

Só pra avisar que estou de blog novo (muito mais focado em música) e que tenho publicado nele meu podcast de blues que tocava em 2005 (além de outro podcast que toco agora).
Queria saber se você não teria vontade de participar de alguma forma. De repente escrevendo algum texto eventualmente, por exemplo.

Claudio Saes disse...

Thin,

Linkey este post ao meu blog. Um grande abraço,
http://artsbysaes.blogspot.com/2009/06/homage-to-koko-taylor.html
Claudio