27 junho, 2007

Sunnyland Slim

Albert "Sunnyland Slim" Luandrew nasceu em uma fazenda nas proximidades da cidade de Vance, no Mississippi no dia 5 de setembro de 1905. Ele teve suas primeiras lições de música num velho órgão e depois de animar muitas festas no Delta, ele resolveu se mudar para Memphis, no Tennessee.
Ele adotou o nome de Sunnyland Slim por conta do título de uma de suas músicas favoritas, "Sunnyland Train". A batida dessa música imortalizou a velocidade e a periculosidade do trem que ia de St. Louis a Memphis, e que matou as várias pessoas que tentaram cruzar suas linhas no momento errado.
Slim se mudou pra Chicago em 1939, onde tocou por algum tempo com John Lee "Sonny Boy" Williamson. Na época o blues elétrico começava seu crescimento, com Tampa Red, Jump Jackson, Little Walter e Muddy Waters. E não fosse pela ajuda de Slim, Muddy Waters não teria assinado com a Chess Records, a maior gravadora da época. Foi numa sessão de Slim para a Aristocrat Records, em 1947, que os irmãos Chess conheceram e assinaram com Waters.
Em 1960 Sunnyland viajou para Englewood Cliffs, em New Jersey, onde gravou o disco "Slim's Shout", que contou com a participação do saxofonista King Curtis em algumas faixas. Esse álbum conta com algumas de suas melhores músicas, como The Devil Is a Busy Man," "Shake It," "Brownskin Woman," e "It's You Baby."
Sunnyland excursionou pela Europa e antiga União Soviética e também por festivais em todo território dos EUA e Canadá. A maioria de suas turnês foi feita ao lado de Otis Rush e Howlin' Wolf. E ele continuou tocando em diversos concertos até a sua morte, aos 88 anos, em 1995.
Sunnyland Slim pode ser considerado um dos pilares do blues de Chicago, não só pelo estilo de tocar piano, mas também por influenciar muitos alguns dos maiores bluesmen da época, como Walter Horton, Muddy Waters e B.B. King. Ele também ajudou muitos jovens bluesmens em início de carreira. Em toda sua carreira ele gravou mais de 40 músicas.

Fonte: Bill Dahl, All Music Guide>


Sunnyland Slim - Tin Pan Alley




Sunnyland Slim - Patriarch of the Blues

Parte 01

Parte 02

Password: btown












Sunnyland Slim - Be Careful How You Vote


Password: btown














Discos garimpados no blog BLUES TOWN.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gracias por este nuevo aporte! espero que sigas posteando mas discos

Fernando

CARLOS DÍEZ disse...

Este es uno de mis músicos de blues favoritos, dentro de poco hare un especial sobre el para piano blues. Gracias por el trabajo. Seguimos en contacto.
Un saludo. Carlos
Bluessyndicate.blogspot.com
Pianoblues.wordpres.com

Little Thin Jones disse...

Gracias Fernando e Carlos. Estoy muy atarefado, pero siempre que pueda pondré nuevos discos de los grades del blues en blog.
Un saludo a todos!